quarta-feira, 10 de junho de 2009

Unisul

Na noite desta segunda-feira, foi instituída a UNISUL/União Sulmaranhense dos Estudantes Secundaristas, estiveram presentes diversas lideranças estudantis do Sul do Maranhão, dentre as quais, Rafael dos Santos que liderou o grupo vindo do Município de Governador Edison Lobão e Edilton Gomes de Davinópolis.
Na ocasião foram discutidos temas como: Análise de Conjuntura política, a decadência do movimento estudantil em Imperatriz e na região, aprovação do estatuto da entidade e a eleição da primeira diretoria executiva da entidade que ficou compôs na seguinte ordem: Diretor Geral: Elienay Hudson Ferreira de Sousa, Diretor de Organização: Edilton Gomes de Moura e, Diretora de Finanças: Erika Silva Peixoto.
Criados ainda os cargos de: Diretor de Formação, Articulação e Mobilização: Bruno Harã e, Diretor de Comunicação e Eventos: Rafael dos Santos Barbosa.
A metodologia da entidade seguirá o seguinte organograma: 1. Representação regional que atuará nos 49 municípios, acrescido ainda do município de Santa Luzia-Tide num total de 50 cidades representadas pela UNISUL. Cada município terá a U.E/União Estudantil Municipal, e cada instituição de ensino será representado por meio do CEO/Centro Estudantil de Organização de BASE.
Para Magno Siqueira, que assessorará todo o processo de organização do sistema representativo descrito acima, temos que inovar e sair das quatro paredes das entidades, o movimento ficou sem bandeiras, além de não incorporar bandeiras partidárias às entidades, as experiências que temos visto, deixam claro que isto tem trazido danos para a independência das entidades, deixando-as na maioria das vezes sem bandeiras ou omitindo-se dos processos reivindicatórios da classe estudantil.
Para o presidente eleito, Elienay Hudson, a entidade dês-burocratizará ao cesso a CIE/Carteira de Identidade Estudantil, diminuiremos o valor cobrado pela emissão com entrega de 5 e no máximo 8 dias. Também vamos inovar buscando descontos em outras modalidades de consumo para a classe estudantil, como por exemplo, boutiques, lojas de calçados, sorveterias, locadoras de filmes, jogos e lan houses e outros serviços. Não tenho dúvidas de que em curto espaço de tempo a UNISUL será a maior e mais importante entidade estudantil do Maranhão e do Brasil em atuação e reconhecida pela classe estudantil e pela sociedade como toda.
Magno Siqueira e Klaubher Feitosa, figuras importantes na idealização da UNISUL.

Mão a Obra:

A SEDE da entidade funcionará em frente à Escola Amaral Raposo. A diretoria da entidade contará com a consultoria política do Instituto IDEIA de Desenvolvimento, Educação e Pesquisa, presidido pelo ex-presidente da UMES de Imperatriz, Magno Siqueira. Na manhã e tarde, posterior a fundação da entidade (terça feira, 09 de Junho), o presidente Elienay Hudson, acompanhado de Siqueira, já estiveram reunidos com líderes de turmas da Escola Amaral Raposo, onde instituíram o CEO/Centro Estudantil de Organização de BASE, (estrutura similar o Grêmio Estudantil), porém contará com acompanhamento sistemático e contínuo da Diretoria da entidade e do Instituto IDEIA, e a noite realizaram no Município de Governador Edison Lobão, a Fundação da U.E/União Estudantil, elegendo a liderança jovem, Rafael dos Santos, a Assembléia Geral aconteceu na Escola Francisco Fiim, no distrito do Bananal, as 19h.

Fotos de estudantes presentes na Assembléia Geral de Fundação da UNISUL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário