quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ademar Freitas vistoria obras na Estrada do Arroz


O secretário de Desenvolvimento do Sul do Maranhão, Adhemar Freitas, informou, nesta quinta-feira (21), que os serviços de recuperação da Estrada do Arroz estão acelerados e que a rodovia estará em boas condições de trafegabilidade mesmo no período mais intenso do inverno.
"Os serviços que estão sendo feitos são de boa qualidade e estão dentro do cronograma elaborado pelo Governo do Estado. É uma obra muito importante para motoristas, moradores dos municípios e povoados localizados às margens da estrada, e para os produtores rurais, que agora podem escoar sua produção durante o período das chuvas", ressaltou o secretário.
Na terça-feira (19), Adhemar fez sua segunda visita técnica a obra acompanhado do deputado federal, Bene Camacho (PTB); do vereador de Imperatriz, Chiquim da Diferro (PMN); e do advogado Daniel Macedo.  
O secretário também se reuniu com lideranças comunitárias do povoado Olho d’Água dos Martins, oportunidade em que deu explicações técnicas sobre a obra. Dos moradores, Adhemar ouviu elogios sobre a iniciativa do governo estadual.
  "Essa é uma obra que a gente pedia há muito tempo. Agora, a governadora Roseana, sensibilizada com nossa situação de quase isolamento, determinou que fossem feitos esses serviços. Estamos realmente muito satisfeitos com essa iniciativa da governadora", declarou o presidente da Associação de Moradores de Olho d’Água, Nilson Oliveira, acrescentando que "também foi muito importante a governadora autorizar a recuperação das pontes, que estão quase caindo".
"Sou morador daqui de Olho d’Água dos Martins há trinta anos e ainda não tinha visto uma obra de tão boa qualidade como essa. Isso vai facilitar nossa vida, a gente vai poder ir até Imperatriz para fazer nossos negócios e pra gente vender nossos produtos", testemunhou  José Hamilton, outra liderança do povoado.
O deputado Dr. Bene destacou que a Estrada do Arroz serve a diversos municípios da microrregião de Imperatriz, um importante polo produtor de grãos, carne e leite. "A estrada é um corredor importante de escoamento dessa produção para grandes centros consumidores, como Imperatriz", acrescentou.
Segundo Dr. Bene, "a governadora Roseana teve sensibilidade para autorizar essa obra, sabendo da importância que a Estrada do Arroz tem para produtores e moradores, municípios, povoados e distritos que ficam às margens dessa via, e também da importância que a estrada tem para a economia regional".

Serviços
Os 60 quilômetros da Estrada do Arroz entre os municípios de Imperatriz e Cidelândia, na Região Tocantina, começaram a ser recuperados pelo Governo do Maranhão há cerca de 20 dias e a expectativa é que em 45 dias estejam concluídos.
Na fase inicial da obra foram feitos trabalhos de raspagem. Nesta segunda etapa, colocação de piçarra e serviços de terraplenagem. Duas máquinas patrol, dois tratores com pá carregadeira e cinco caçambas são utilizados na operação.
O Governo do Estado também determinou a reconstrução das pontes sobre os riachos Viva Deus e Angical. Com as obras, o acesso fica facilitado para quem utiliza a rodovia.
A Estrada do Arroz é o principal acesso entre as zonas rurais de Imperatriz e Cidelândia e fundamental para o escoamento da produção agrícola e pecuária da região. Cerca de sete mil pessoas residem às margens da estrada, distribuídas pelos povoados Olho d'Água dos Martins, Coquelândia, São Félix, Petrolina (zona rural de Imperatriz), São Domingos e Viração (zona rural de Cidelândia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário