segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Municípios da Região Tocantina recebem Sementes do Governo do Estado


O Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), promoveu ontem (11) a entrega das quarenta toneladas de sementes de milho aos secretários de agricultura dos municípios da regional de Imperatriz. O secretário do Sul do Maranhão, Adhemar Freitas, procedeu a entrega das sementes, ao lado do diretor regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) em Imperatriz, Macélio Cangussú e do técnico agropecuário José Belisário. O titular da Agerp, José Ribamar Araújo, está em São Luis, atendendo convocação do secretário de Agricultura, Afonso Ribeiro.

Representante do Governo do Estado na região tocantina, Adhemar Freitas, fez questão de destacar a atuação do estado em todos os setores, como forma de melhorar a qualidade de vida da população.

A governadora Roseana Sarney, tem confirmado a sua preocupação em fazer o estado chegar a todas os setores, agora, estamos participando da entrega de sementes de milho para os pequenos agricultores o que vai alavancar a safra de grãos este ano?, enfatizou.

Estiveram presentes no encontro, recebendo a parte destinada ao seu município, os secretários municipais de Agricultura, Odília Rabelo (Davinópolis); Clesival Fonseca (Ribamar Fiquene); Silvano Bispo (Senador La Rocque); Roberto Tetesujogwa (Gov. Édison Lobão) e Paulo Madeira (Amarante), além do prefeito Dione Alves (Ribamar Fiquene), único gestor municipal, presente ao evento. Os outros municípios, enviaram seus respectivos técnicos, sendo que nenhuma das cidades contemplados com as sementes, ficaram ausentes. A maioria das prefeituras, receberam as sementes e já fizeram o transporte para seus municípios, onde nos próximos dias, iniciarão o processo de plantio.

As sementes são da variedade Cruzeta/BR 5037, espécie que melhor germina na região, com rendimento acima dos 90%. Seu ciclo de colheita previsto é de 65 a 70 dias verde e grão seco entre 100 a 110 dias.

O técnico agropecuário José Belisário, da Agerp, acrescentou ainda que, em função da demora do início do período de chuvas, as sementes estão chegando em boa hora. ?Não está em atraso a entrega das sementes, pois agora é que começaram as chuvas, e quem estava com a terra preparada para o plantio poderá fazê-lo tranquilamente a partir da semana que vem?, afirmou.

A mesma opinião é compartilhada pelo diretor do órgão em Imperatriz, José de Ribamar Araújo, que coordena o mapa da produção agrícola na região há anos e vê com otimismo a iniciativa do governo do estado em continuar fomentando a produção de grãos.

Não resta a menor dúvida de que distribuir sementes de boa qualidade aos pequenos agricultores, como será feito nesta segunda-feira, é um apoio importante para o aumento da safra não somente em nossa região, mas em todo o estado?, frisou.

Os municípios de Buritirana, Campestre, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, Ribamar Fiquene, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, São João do Paraíso e Senador La Rocque receberam cada um 150 sacos equivalentes a três mil quilos de sementes. Já os secretários de Imperatriz e Amarante receberam duzentos sacos, ou quatro mil quilos de sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário