segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Novo diretor da Aged assume hoje

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, empossa, nesta terça-feira (1º), o médico veterinário Fernando Luis Mendonça Lima no cargo de diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA). A solenidade acontece no auditório do Sebrae-MA (Jaracati), às 9h.




No comando da Aged-MA, Fernando Lima terá a responsabilidade de cumprir as determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que estão previstas no Pacto de Erradicação da Febre Aftosa na Região Nordeste. O pacto foi firmado no início da segunda quinzena de fevereiro, em Maceió.



Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, é prioridade para o Ministério de Agricultura a luta contra a febre aftosa no país.



“A erradicação da febre aftosa é uma estratégia de Saúde Pública e Segurança Alimentar, e o Governo Federal está empenhado em conquistá-la. É importantíssima a integração entre o setor produtivo e os governos estaduais e federal para que isso aconteça”, declarou o secretário do Mapa, que já confirmou presença na solenidade de posse de Fernando Lima, representando o ministro da Agricultura, Wagner Rossi.







Pacto



Pelo pacto firmado entre os estados nordestinos, as agências de defesa agropecuária e secretarias estaduais de agricultura terão metas semanais a cumprir, sobretudo no que se refere à cobertura vacinal de rebanho, controle de barreiras sanitárias e cadastramento de dados do setor.



Caso todas as metas propostas pelo Mapa sejam cumpridas, a documentação dos estados será enviada à Organização Internacional de Episotias (OIE), que avaliará e aprovará a elevação da classificação da região Nordeste para livre de aftosa com vacinação. A confirmação do novo status deve ser anunciada em maio de 2012.







Experiência



Fernando Lima é médico veterinário e atua como fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura (Mapa) no Maranhão desde 1985, tendo uma passagem de três anos por Brasília, participando da gestão dos Ministros Roberto Rodrigues e Reinhold Stephanes. Recentemente, foi convidado pelo secretário Cláudio Azevedo para dirigir a Aged.



“O Fernando sempre esteve comprometido com as questões agropecuárias do estado. Acompanha a Aged desde a sua criação e sempre se mostrou disposto a contribuir para um de nossos maiores desafios que é a erradicação da febre aftosa no Maranhão”, ressaltou o secretário.



No currículo do novo diretor da Aged destaca-se uma bem sucedida carreira no Mapa, onde foi superintendente federal de agricultura no Maranhão, assessor de Ética e Disciplina do Ministro, Corregedor Geral do Mapa e coordenador nacional das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Fernando Lima também já exerceu a presidência do Conselho Regional de Medicina Veterinária no Maranhão (CRMV) e da Sociedade de Medicina Veterinária do Maranhão (Somevema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário