sábado, 19 de fevereiro de 2011

Terminou o HBV

Terminou à meia-noite deste sábado (19) para domingo (20) o horário brasileiro de verão. Os relógios de moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser atrasados em uma hora. O horário brasileiro de verão foi adotado em dez estados do país e no Distrito Federal desde a 0h de 17 de outubro de 2010.

A medida, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), visa a economia de energia no período onde os dias são mais longos, por causa do movimento de translação da terra. Mesmo o Maranhão estando fora da medida, a população pode buscar outras formar de economia. A CEMAR lembra que atitudes simples como não dormir com a TV ligada, utilizar lâmpadas fluorescentes e evitar abrir e fechar a geladeira a todo instante, contribuem para a economia da conta de energia no final do mês.

A expectativa do Ministério para a redução da demanda de energia na versão 2010/2011 do horário de verão é de 5%, muito próxima do que ocorreu no horário de verão do ano passado. O balanço oficial dos valores da redução da demanda no horário de pico e do consumo de energia, deve ser realizado nas primeiras semanas após o término do horário de verão.

Nos últimos dez anos, segundo o Ministério de Minas e Energia, a adoção do horário de verão possibilitou uma redução média de 5% na demanda de energia no horário de maior consumo, chamado horário de "pico", que ocorre entre 18h e 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário