sexta-feira, 13 de maio de 2011

Unacom:Alta Complexidade em Oncologia em Imperatriz

O Maranhão conta agora com mais uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACOM) credenciada pelo Ministério da Saúde, além do Hospital Aldenora Belo. Trata-se do Hospital São Rafael, de Imperatriz, que já era contratado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para oferecer, na Região Tocantina, diagnóstico e tratamento quimioterápico e cirúrgico aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de câncer.

O credenciamento foi confirmado pela Portaria nº 175 do Ministério da Saúde, que estabeleceu, ainda, recurso anual a ser incorporado ao teto financeiro de média e alta complexidade do Maranhão, para o custeio do Hospital São Rafael. Isso significa dizer que, a partir de agora, as despesas da unidade de Imperatriz serão pagas, também, pelo Governo Federal e não só pelo estadual, que vinha assumindo todos os custos para não suspender o atendimento.

Para o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, a habilitação do São Rafael como UNACOM é um reconhecimento da qualidade dos serviços desempenhados naquela unidade. O gestor acrescentou que a SES está ultimando, também, o processo de credenciamento do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral), em São Luís, que se tornará a terceira unidade de assistência de alta complexidade em oncologia do Maranhão. A unidade atualmente oferece atendimento oncológico, mas custeados com recursos exclusivos do Estado.

“Estamos acabando de cumprir as últimas exigências do Ministério da Saúde para obtermos também a habilitação do serviço Oncológico do Hospital Geral”, detalhou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário