terça-feira, 20 de setembro de 2011

23 de setembro – Dia Nacional de Combate ao Estresse

Estresse e má alimentação desencadeiam obesidade e doenças crônicas

Data alerta para a importância de combater o estresse, um dos vilões do aumento do peso corporal, assim como a má alimentação e o sedentarismo
O Dia Nacional de Combate ao Estresse - 23 de setembro-, serve de alerta para a população que vive correndo contra o relógio, seja por conta de inúmeras reuniões, tarefas, metas a serem cumpridas no ambiente de trabalho, ou pelo excesso de compromissos e atividades na vida pessoal. “Em uma rotina marcada pelo estresse, dificilmente a pessoa realiza refeições balanceadas exatamente pela suposta falta de tempo, sendo normalmente privilegiada a escolha de um cardápio em que há excesso de alimentos de preparo rápido como os industrializados, ou aqueles que possuem muita gordura, açúcar, cafeína e calorias”, afirma Camila Cavichioli, nutricionista da Clínica Dr. José Bento. Esta preferência por refeições rápidas e de baixo conteúdo nutricional além contribuir para o sobrepeso, pode também estar associada a quadros de compulsão, incrementando o ganho de peso corpóreo. Uma alimentação inadequada, com desbalanço na composição nutricional, pode também determinar a ingestão de nutrientes essenciais em quantidades bem abaixo das recomendadas, provocando sintomas como fraqueza, desânimo e dificuldade de concentração, presentes também em quadros de estresse.

O Brasil apresentou um aumento dos índices de sobrepeso e obesidade da população, de acordo com a pesquisa VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônicos), realizada pelo Ministério da Saúde. A pesquisa revela que entre 2006 e 2010 os índices de sobrepeso das mulheres adultas aumentaram 5,8%, passando de 38,5% para 44,3%. Já entre os homens, o aumento foi de 4,9% no mesmo período, passando de 47,2% para 52,1%. Além disso, as taxas de obesidade também cresceram, sendo que atualmente, 15% da população é considerada obesa.

Uma alimentação equilibrada deve incluir os nutrientes de diversas fontes e de forma balanceada, nas quantidades adequadas, entretanto, a pesquisa Vigitel demonstra que mais da metade da população adulta, 56,4%, prefere consumir o leite integral ao invés das versões desnatadas e semi desnatadas, 34,2% comem carnes com excessos de gordura e 28,1% bebem refrigerantes regularmente (cinco vezes na semana). “O que se tem notado é que a população também apresenta um déficit de ingestão de frutas e hortaliças, alimentos fonte de vitaminas e minerais. Este padrão alimentar pode trazer prejuízos a longo prazo, pois além do aumento do peso corporal, a pessoa apresenta mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, respiratórias e diabetes”, comenta a nutricionista Camila.

Quando não há a ingestão regular das necessidades diárias de vitaminas e minerais, é importante incrementar a dieta com um suplemento alimentar (Supradyn® Ativa, da Bayer HealthCare). Essa medida visa manter o aporte ideal de nutrientes essenciais, e, consequentemente, garantir o bom funcionamento do organismo.


Saudável e rápido

De acordo com a nutricionista Camila, é possível manter um cardápio balanceado com o preparo de refeições saudáveis e práticas. Confira abaixo algumas dicas que podem ser incorporadas em seu dia a dia.

Sugestão para café da manhã:

Suco de laranja

2 fatias de pão integral

1 fatia média de queijo branco

Comentários da nutricionista Camila Cavichioli: “A laranja é um ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga, pois promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. Tem substâncias hidratantes e é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.”

Sugestão para almoço:

2 colheres de arroz integral

1 concha pequena de feijão

Salada variada e bem colorida

Suflê de brócolis

Bife ao molho de gengibre

Comentários da nutricionista Camila Cavichioli: “O brócolis, além de conter potássio e ácido fólico, importantes para o desenvolvimento das células, garantem o bom funcionamento do sistema nervoso, pois é rico em magnésio, fosfato e as vitaminas A e C e as do Complexo B. Já a carne vermelha, com seu alto valor nutritivo, possuem a niacina, uma vitamina do complexo B, cuja falta causa depressão.”


Sugestão para sobremesa:

Delícia de abacaxi

Comentários da nutricionista Camila Cavichioli: “O abacaxi, como as outras frutas cítricas, são ricos em vitaminas, cálcio, potássio e ferro. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos e melhoram a disposição mental. Já o cálcio é um relaxante muscular, combate o stress e previne a fadiga. As pessoas têm que procurar sobremesas mais leves como saladas de frutas, gelatinas ou sorvetes light, por exemplo.”

Sugestão para lanche:

Sanduíche natural com atum

Comentários da nutricionista Camila Cavichioli: “O correto é nos alimentarmos de 3 em 3 horas, pois é muito importante não ficar em jejum. O nosso organismo tem que estar sempre trabalhando para manter o metabolismo acelerado, para evitar o aumento de gordura. Os lanches podem ser leves, de baixas calorias, como frutas ou um mix de cereais. O atum, por exemplo, que também é rico em niacina, conhecida como vitamina B3, é muito importante para a produção de energia, além de diminuir a depressão e a ansiedade.”

Sugestão para jantar:

1 colher de arroz integral

Salada variada e bem colorida

Frango com molho de manga

Comentários da nutricionista Camila Cavichioli: “No jantar pode-se caprichar na salada, colocando folhas como o alface que contém a lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, que atuam como calmante além de outras como a couve manteiga, o espinafre, e vegetais de cores fortes, como a cenoura, a beterraba e o pimentão.”

Veja abaixo como preparar as receitas sugeridas pela nutricionista.

Suflê de brócolis light

- 1 pé de brócolis

- ½ colher (sopa) de cebola

- 3 unidades de clara de ovo

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

- 1 unidade de gema de ovo

- 360ml de leite desnatado

- 1/2 colher (sopa) de margarina light

Modo de preparo:

No liquidificador, bata o leite com a farinha. Leve ao fogo em uma panela pequena junto com a margarina. Mexa até engrossar. Adicione o sal (a gosto) e deixe esfriar. Junte a gema, o brócolis cozidos e as claras em neve delicadamente. Coloque em uma fôrma para suflê untada e leve ao forno por 20 minutos.


Bife ao molho de gengibre

- 2 bifes de alcatra magros (200g)

- sal e pimenta a gosto

- 2 ameixas frescas picadas

- 1 pitada de cravo em pó

- 2 colheres (sopa) de molho de soja

- 1 colher (sopa) de vinagre

- 1 pitada de gengibre em pó

Modo de preparo:

Grelhe os bifes em frigideira antiaderente, temperando com o sal e a pimenta enquanto doura dos dois lados. Acrescente o restante dos ingredientes e deixe ferver mais um pouco. Retire e sirva.

Delícia de abacaxi

- 2 fatias grossas de abacaxi

- 2 bolas de sorvete de creme light

- 2 claras

- 2 colheres (sopa) de adoçante em pó

- canela em pó para polvilhar

Modo do de preparo:

Coloque as duas fatias de abacaxi sobre uma assadeira forrada com 2 pedaços de papel alumínio e coloque a bola de sorvete em cima. Bata as claras em neve com o adoçante até ficar firme. Cubra o sorvete com o suspiro. Salpique a canela e leve ao forno bem quente (250ºC), por cerca de 5 minutos até dourar. Retire da assadeira e sirva logo.

Obs: não retire o miolo do abacaxi para que o sorvete não derreta.

Sanduíche natural de atum

- ½ pepino pequeno

- 2 colheres (sopa) de iogurte desnatado

- ½ colher (sopa) de maionese light

- 2 colheres (sopa) de atum em água

- ½ colher (chá) de mostarda

- ½ cenoura pequena ralada

- 2 fatias de pão de forma light

Modo de preparo:

Prepare o recheio. Descasque o pepino, retire as sementes e corte em cubos. Em uma vasilha, misture o iogurte, a maionese, o atum escorrido e a mostarda. Acrescente o pepino. Monte o sanduíche. coloque a mistura de atum sobre 1 fatia de pão. Cubra com a cenoura, feche o sanduíche e sirva.

Frango com Molho de Manga

- 4 filés de frango (400g)

- sal a gosto

- 1 colher (sopa) de suco de limão

- 1 colher (chá) de azeite

Molho

- 1 colher (chá) de azeite

- 1 cebola pequena ralada

- 1 xícara (chá) de polpa de manga

- 1 colher (sopa) de mel

- ½ pote de iogurte desnatado

- sal a gosto

- tomilho fresco para polvilhar

Modo de preparo:

Tempere o frango com o sal e o suco de limão e grelhe com o azeite em uma frigideira antiaderente. Coloque em uma travessa. Na frigideira, adicione o azeite e a cebola e deixe refogar. Adicione a polpa de manga e o mel. Deixe ferver, retire e adicione o iogurte. Tempere com o sal e coloque sobre o frango. Salpique o tomilho e sirva.
Informações à imprensa


Cibele Pereira

(11) 5694-5029

cibele.pereira@bayer.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário