sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vale acena positivamente para o Trem de Passageiros até Estreito

Em reunião com o deputado Chiquinho Escórcio, representantes da Vale anunciaram estudo para investimentos na Região Tocantina.
Conforme havia sido agendado, estiveram no gabinete do deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) o diretor de Operações da Vale, Rodrigo Ruggiero, e o gerente da área institucional da Vale, José Osvaldo Cruz, para tratar da implantação do Trem de Passageiros de São Luís a Estreito. Ocasião em que o deputado Chiquinho Escórcio foi informado de que a Vale teria criado uma diretoria só para a logística da Ferrovia Norte-Sul.
Como o trecho pretendido está dentro da ferrovia, não existe, até o momento, uma permissão da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para a exploração de transportes de passageiros. O que existe é uma permissão dentro do contrato com a Vale para que ela possa ceder a malha para a exploração deste serviço, colocando, assim, uma possibilidade para que a pretensão seja atendida.

No transcorrer da conversa foi relatada a intenção da Vale em fazer grandes investimentos para contemplar a demanda de logística neste corredor que compreende a Ferrovia Norte-Sul, de Anápolis até São Luís, que já estão sendo estudados.

A boa notícia fez com que o deputado Francisco Escórcio, com anuência do presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Miranda, marcasse para o dia 16 de novembro, às 9h, um grande encontro na sede da Câmara de Vereadores de Imperatriz. Estarão presentes representantes da ANTT, DNIT, Vale e todos os prefeitos da Região Tocantina, em especial, o prefeito Sebastião Madeira.

Chiquinho Escórcio destaca a importância do encontro para o Maranhão. “Este encontro servirá, inclusive, para estreitar os laços entre a Vale e as prefeituras, e resgatarmos a ajuda que foi prometida, nos idos de 2007, pela Vale, contemplando, no campo social, os municípios envolvidos”.

O presidente da Câmara de Vereadores e todos os vereadores ficarão incumbidos de convidarem a sociedade diretamente interessada. “Este encontro terá um ganho substancial à Região Tocantina”, declarou o deputado Chiquinho Escórcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário