sábado, 8 de outubro de 2011

Pílulas do Direito Eletrônico

O Facebook sabe tudo

O Facebook sabe não só quem são seus amigos,como também tem conhecimento de quais contatos você não aceitou a amizade e os que excluiu. O Facebook sabe disso e muito mais. A rede social guarda as mensagens que você armazena e aquelas que excluiu.Um grupo de usuários denominado “Europe X Facebook” chegou a essa conclusão graças a uma lei da União Européia que dá aos cidadãos o direito de solicitar a quaisquer sites as informações que eles (sites) possuam dele (usuário). A questão suscitada é que agora os usuários da rede têm a exata noção do que antes era apenas uma desconfiança. (Fonte: site IDG NOW).

TI e softwares em alta no Brasil

Uma avaliação do Observatório Softex - unidade de estudos e pesquisas da Sociedade Softex -, aponta que a indústria brasileira de softwares e serviços de TI (Tecnologia de

Informações) deverá crescer 7,7% ao ano até 2016. Para esse ano, o faturamento do setor deve atingir R$ 63 bilhões, representando 7% superior a 2009. Os empregados do setor também são valorizados. Os sócios e assalariados dessas empresas já somam 590 mil pessoas. São profissionais especializados em TI, analistas, engenheiros de computação, administradores de banco de dados e programadores. (Fonte: site Info Money).


Tablets e Smartphones na mira dos cibercriminosos

Quem tem um Smartphone conectado à internet está cada vez mais exposto a ataques
virtuais. Por meio de aplicativos maliciosos e mensagens infectadas, os cibercriminosos tentam conseguir informações para roubar dinheiro. O número de Malwere, categoria que inclui vírus e outros programas maliciosas dobrou nos últimos dois anos. Os Tablets devem ser o próximo alvo dos cibercriminosos, alertam os especialistas. (Fonte: site IG – Último Segundo/Tecnologia).

Acordo entre gigantes

Com o objetivo de evitar futuros processos judiciais contra o uso do Android, um sistema de código aberto e de uso gratuito, a Microsoft firmou acordo com a fabricante coreana de eletrônicos Sansung. A informação foi divulgada pelo The Wall Street Journal. Pelo acordo, a Microsoft garante uma porcentagem do valor de cada dispositivo com Android vendido pela Sansung, líder de vendas de Smartphones e Tablets com Android do mundo. O acordo, também já aceito pela ACER e pela HTC, é polêmico, pois pressupõe que o Android infringe algumas patentes importantes de propriedade da Microsoft. (Fonte: site IG – Último Segundo/Tecnologia).

Internet no ambiente do trabalho pode aumentar a produtividade

Estudo realizado com 478 profissionais de todo o País, apontou que o uso da internet no ambiente do trabalho para fins pessoais pode aumentar a produtividade do trabalhador.
A Trabalhando.com Brasil, responsável pelo estudo, revelou que do total de entrevistados 51% admitiram que utilizam ou utilizariam a internet na empresa para fins pessoais; 38% informaram utilizá-la às vezes; 9% afirmaram passar o tempo todo navegando na rede e apenas 5% disseram que fariam a mesma coisa se não houvessem restrições na empresa que coíbem o acesso à rede. (Fonte: site Info Money).

Sugestão de Fonte:
* Luiz Fernando Martins Castro – sócio do Martins Castro Monteiro Advogados, é graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, USP, em 1984. Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, USP, em 1992. Doutor em Direito e Informática pela Faculdade de Direito de Montpellier - França, em 2000. Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, graduado em 1985. Membro da Comissão de Informática do Conselho Federal da OAB-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário