quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Secretário Bulcão reúne prefeitos da Região Sul e mostra projetos para 2012

Com o objetivo de informar e prestar esclarecimentos sobre a Lei de Incentivo Cultural que estará em vigor a partir deste ano, o secretário de Estado de Cultura, Luis Henrique Bulcão, reuniu prefeitos e secretários municipais de cultura em Governador Edison Lobão, a 690 km de São Luís. Durante o encontro, o secretário ouviu dos prefeitos e membros do Conselho Estadual de Cultura sugestões quanto a aplicabilidade dos recursos do fundo de cultura orçado em 12 milhões de reais.
Também fez questão de destacar que a governadora Roseana Sarney tem assegurado todas as condições no sentido de que os municípios possam ser beneficiados com os recursos. A reunião foi na sexta-feira (20).
“Por exemplo, hoje, estamos aqui reunidos com o principal objetivo de mostrar aos senhores a importância de regularizar o sistema de cultura em seus municípios, tomar conhecimento da documentação exigida e apresentar os projetos para que sejam viabilizados a liberação de recursos deste fundo”, disse Bulcão.
Ele acrescentou também que estará colocando a disposição dos municípios uma equipe de técnicos para ministrar cursos rápidos aos secretários municipais no sentido de que venham a adquirir mais experiência e, desta forma, fazer com que não haja dificuldade na apresentação da documentação necessária para que os projetos sejam aprovados e liberados.
Para Bulcão é “muito importante esta integração Secma e municípios, pois o alvo final será a implementação de ações que irão fomentar ainda mais a cultura maranhense”.
Outra preocupação exposta pelo secretário é quanto a falta de um planejamento nos municípios quanto aos eventos locais. Muitos prefeitos e secretários procuram a secretaria no dia da realização do evento pedindo apoio, no que fica praticamente impossível atende-los.
“Todos sabem que para a liberação dos recursos existem critérios, como projeto, empenho, recursos disponíveis e para isso, sugiro para os senhores prefeitos e secretários façam um calendário anual de eventos e apresentem na secretaria e depois, iniciem os entendimentos visando a liberação dos recursos de cada um deles. Ou seja, ficará mais fácil para conseguir-los”, alertou.
O secretário anunciou, ainda, a implantação da Escola de Música em Imperatriz que iniciará com aulas de violão e flautas e depois com outros instrumentos. “Já fizemos o convênio para definir o local onde funcionará a escola e entreguei os violões para serem utilizados nas aulas. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação que fez a doação dos violões e espero estender este projeto a outros municípios da região”, ressaltou.
Atendendo solicitação, Bulcão vai estender o horário e a periodicidade das aulas na Escola de Música em Governador Edison Lobão, por três dias na semana e, informou que estará adotando todas as providências para que os jovens do vizinho município de Imperatriz possam ser também, beneficiados. “Não vejo porque não atender esta solicitação. É uma cidade próxima e poderemos fazer o mesmo em outras cidades, como Montes Altos”, salientou.
O secretário de Cultura, da viagem a Governador Lobão, esteve, ainda, na cidade de São Francisco do Brejão expondo todos os projetos da sua pasta em encontro realizado na Câmara de Vereadores em companhia do prefeito Alex Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário