sábado, 31 de março de 2012

Câmara participa da Hora do Planeta neste sábado

A Câmara dos Deputados vai participar, neste sábado (31/03), da Hora do Planeta, evento mundial que busca chamar a atenção para o aquecimento global por meio do apagar de luzes. A Casa permanecerá às escuras por uma hora, das 20h30 às 21h30, assim como diversos monumentos públicos e residências em todo o mundo.

É o quarto ano consecutivo que a Câmara adere à iniciativa. Para Janice Oliveira, coordenadora-geral do Núcleo de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (Ecocâmara), a importância da participação da instituição no evento é sinalizar seu grau de comprometimento com a questão ambiental: “O movimento tem como objetivo provocar uma reflexão sobre o uso adequado de nossos recursos e tanto a instituição quanto os servidores que trabalham na Casa estão altamente comprometidos com essa causa”.

Fritz Walter Mohn, coordenador substituto da área temática Novas Tecnologias Hídricas e Energéticas, do EcoCâmara, conta que a adesão da instituição é uma forma de chamar atenção para a questão da energia, que vem sendo alvo de diversas iniciativas por parte da administração da Câmara. Ele adianta também que, em breve, será retomada na Câmara a campanha pelo uso racional dos recursos energéticos, como modo de manter viva a discussão e o processo de conscientização sobre o assunto.

Para Fritz, o evento tem uma importância simbólica: “Muitas ações tem usado a luz para lembrar temas relevantes, como o ´Outubro Rosa´, que coloriu o Palácio do Congresso Nacional e outros monumentos para chamar a atenção sobre o combate ao câncer de mama. A Hora do Planeta é a única iniciativa que conheço que, ao invés de iluminar, usa a escuridão como meio de comunicar uma preocupação. O EcoCâmara convida todos os servidores a também aderir à ação, desligando as luzes de suas casa no horário marcado".

Por motivos técnicos ou questões de segurança, apenas algumas dependências do edifício do Anexo I não terão as luzes apagadas, como o Departamento Médico, parte do Centro de Informática e o 28º andar do Anexo I, que deve permanecer aceso como forma de sinalização para aeronaves.

No dia 27 de março, a Câmara dos Deputados assinou com World Wide Fund for Nature(WWF), entidade organizadora do evento, o termo de adesão à Hora do Planeta 2012, durante o seminário que encerrou o ciclo de debates organizados pela Frente Parlamentar Ambientalista como preparação para a conferência RIO + 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário