terça-feira, 20 de março de 2012

Governadora Roseana e presidente do BNDES discutem investimentos para o Maranhão

A governadora Roseana Sarney receberá o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Luciano Coutinho, nesta quarta-feira (21), no Palácio dos Leões. No encontro, ela apresentará um amplo programa que envolve ações de combate à pobreza, segurança, infraestrutura, saúde e saneamento básico, infraestrutura e gestão pública, com investimentos de aproximadamente R$ 2,3 bilhões.

Com o apoio da presidenta Dilma Rousseff, a governadora Roseana Sarney tem se dedicado à elaboração do projeto que será apresentado por ela e secretários de diversas pastas. O chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, é o responsável pela coordenação e elaboração dos estudos para a viabilização da iniciativa.

“O encontro, além de caracterizar o prestígio da governadora Roseana Sarney perante o Governo Federal, pois foi a presidente Dilma Rousseff que determinou a vinda da equipe do BNDES ao Maranhão, é uma oportunidade singular do banco conhecer o esforço empreendido pelo Governo do Estado para a promoção do desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, declarou Luís Fernando Silva.

Como preparativo para o encontro, nesta terça-feira (20), os gestores estaduais estiveram reunidos para definir o formato da apresentação à cúpula do BNDES. Participaram, além de Luís Fernando Silva, os secretários Fábio Gondim (Planejamento, Orçamento e Gestão), Aluísio Mendes (Segurança), Ricardo Murad (Saúde), Max Barros (Infraestrutura), Sérgio Macedo (Comunicação Social), o adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Roberto Moreira; e o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), João Moreira Lima.

Compromissos

A agenda do presidente do BNDES em São Luís terá três momentos distintos. O primeiro compromisso de Luciano Coutinho é um almoço às 13h com a governadora Roseana e secretários. Em seguida, ele se reunirá com empresários maranhenses para conhecer a carteira de mais de R$ 100 bilhões em investimentos no Maranhão e discutir a possibilidade de apoio financeiro do banco a projetos em andamento e a outros que poderão se instalar no estado.

Na pauta da reunião com o governo serão debatidos também projetos para o entorno dos grandes empreendimentos que estão se instalando no Maranhão, a exemplo da Hidrelétrica de Estreito, da Refinaria Prêmio I, em Estreito e das Usindas Termelétricas (UTEs). Também debaterão o apoio à iniciativas nas áreas de cultura e turismo, assim como incremento na utilização do microcrédito e Pronaf.

O BNDES apresentará ainda seus programas de apoio financeiro, dos quais o Governo do Maranhão poderá se tornar parceiro do Governo Federal e consolidar ações conjuntas que possibilitem acelerar o desenvolvimento do estado.

Além de Luciano Coutinho, do BNDES estarão presentes o diretor Guilherme Lacerda; o chefe da representação no Nordeste, Paulo Guimarães; e o técnico da Representação Nordeste, Eliezer Nascimento, além do presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Vieira Santiago. Após as reuniões em São Luís, o presidente do BNDES segue para Teresina, onde também terá extensa agenda de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário