sexta-feira, 2 de março de 2012

Pílulas de Mercado de Capitais e Fundo Imobiliário

Construção de moradias sobe 1,5% em janeiro

As construções de imóveis residenciais nos Estados Unidos subiram levemente em janeiro, mas não o suficiente para sinalizar que o setor imobiliário está pronto para se recuperar da crise. As obras de moradias iniciadas aumentaram 1,5% ante dezembro, para a taxa anual sazonalmente ajustada de 699 mil, informou o Departamento do Comércio. Os cálculos de dezembro foram revisados e apontaram para uma queda de 1,9% na comparação com novembro, em vez do declínio de 4,1% estimado inicialmente. (O Estado de S. Paulo)

Shopping para classe C atrai fundo de investimento

Diante da necessidade de buscar novos recursos para financiar os projetos em carteira, incorporadoras de shopping centers passaram a vender participações minoritárias nos empreendimentos para fundos de investimento imobiliário. Há um interesse crescente desses investidores em comprar participações em negócios voltados para a nova classe média, após um aumento no número de projetos para essa faixa de renda. (Valor Econômico)

Relações com investidores

O fundo imobiliário BC Fund, como é conhecido o Brazilian Capital Real Estate Fund, acaba de lançar uma área de Relações com Investidores em seu site, nos moldes das áreas de RI das empresas com capital aberto. O BC Fund é o maior fundo de investimentos imobiliários do Brasil, e o primeiro no País a tomar essa iniciativa. Como outros fundos imobiliários, o BC Fund tem suas cotas negociadas em Bolsa como se fossem ações. Em função de seu porte, sua administradora trata-o como uma companhia aberta, promovendo reuniões públicas e mantendo um site só para ele. Agora, a página inteira funciona como uma grande área de RI. Agora, com a área de RI, os cotistas poderão tirar suas dúvidas acerca do desempenho e das operações do fundo, acompanhar a agenda de eventos relacionados - como as distribuições de resultados, reuniões e ajustes nas políticas de distribuição de rendimentos – cadastrar o e-mail para receber os alertas de RI e analisar os balanços do fundo. (Exame).

*Rodrigo Cury Bicalho é advogado especializado em Direito imobiliário, formado pela Universidade de São Paulo – USP – Largo de São Francisco em 1990.
*Luciano Mollica é advogado especializado em Direito Imobiliário.
*Bianca Benedetti Araujo é advogada especializada em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, em 2004; LLM pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (atual denominação da IBMEC/SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário