sábado, 31 de março de 2012

PROJETO VOZES PROMOVE REFLEXÃO ACERCA DO SISTEMA SOCIOEDUCATTVO

Ação objetiva escuta e análise das opiniões de adolescentes em conflito com a lei acerca dos atos infracionais e do sistema socioeducativo em cinco Estados.
O que pensam os adolescentes sobre os atos infracionais e as medidas socioeducativas? Essa é a premissa básica do projeto Vozes, que busca captar falas de jovens que cumprem medidas socioeducativas.
O Projeto Vozes, parceria entra a ONG Terre des hommes (TDH) e ABMP, tem como objetivo a escuta e análise das opiniões de adolescentes acerca de temas como os atos infracionais, da justiça, do sistema socioeducativo, pontuando as mudanças positivas em suas vidas, a restauração dos vínculos e integração ao convívio familiar e comunitário.
As primeiras escutas do projeto se iniciaram no mês de março e continuam até o final de abril, em cinco estados brasileiros: Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Pará, e terá como resultado uma compilação de informações sobre como esses jovens percebem as medidas que estão cumprindo.

A escolha dos adolescentes participantes, de ambos os gêneros, se deu de forma aleatória, dividida em 5 grupos, cada qual com 40 adolescentes (20 cumprindo medida socioeducativa em meio aberto e 20 em meio fechado), referentes às zona de intervenção de Tdh, compondo-se como grupo focal de 200 participantes.

Para a realização do projeto houve articulação entre a TDH, Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) destacando seu Conselho Consultivo de Adolescentes e Jovens, oportunizando-lhes incidirem politicamente em defesa dos direitos de crianças e adolescentes .
Com base nos dados recolhidos pretende-se incidir politicamente em defesa dos direitos de adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas bem como para prevenção às situações de violência e ato infracional.
Além disso, a publicação dessa compilação será apresentada no XXIV Congresso Nacional da ABMP – Justiça em Rede - Articulação e Ação Sistêmica para garantia efetiva dos Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens, e seu atendimento adequado.

Hugo Acácio
Assessor de Comunicação - Tdh Brasil
Rua Pereira Valente, n° 1.655 - casa 20
CEP: 60160-250- Fortaleza/CE Brasil
Tel/Fax +55 85 3263-1142
Celular: +55 85 8800-0719
Skipe: hugoacacio
Tdh Lausanne:www.tdh.ch
Tdh Brasil: www.tdhbrasil.wordpress.com
No Twitter:@tdhbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário