sexta-feira, 22 de junho de 2012

Detran registra frota de 1 milhão de veículos emplacados no Maranhão

Imperatriz chega a marca dos 93 mil veiculos emplacados

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA),  por meio do diretor-geral, Flávio Trindade Jerônimo, anunciou, na tarde desta sexta-feira (22), a marca de um milhão de veículos emplacados em todo o estado do Maranhão. O evento aconteceu no auditório do Detran, na Vila Palmeira, em São Luís, e teve presença de empresários de concessionárias de carros e motos, além de representante da Associação Comercial do Maranhão (ACM), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), do Sindicato das Concessionárias e do Sindicado da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa).
De acordo com Trindade, o alcance dessa marca é motivo para grande comemoração, tendo em vista que hoje, a maioria da população maranhense já tem condição de comprar um veículo. “Esse número representa um marco, principalmente para o poder público, por entender que reforça o crescimento financeiro do estado e é fruto de uma demanda reprimida. Muitas pessoas ao longo dos anos não tiveram acesso a esse tipo de bem, e agora, a partir de uma política que propiciou aumento de crédito e de financiamento mudou-se esse paradigma”, destacou o diretor.
O Detran-MA tem registrado uma média de 10 mil veículos emplacados novos por mês no estado, sendo mais de 500 ao dia. Desta quinta (21) para sexta-feira (22), por exemplo, mais de 540 automóveis foram regularizados no órgão. Ao chegar a um milhão de veículos, o Maranhão continua ocupando o 4º lugar na lista dos estados com a maior frota veicular do Norte, ficando atrás apenas da Bahia, Pernambuco e Ceará, segundo dados de março de 2012 do levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Ainda de acordo com os dados do Renavam, o Maranhão foi o estado que mais cresceu a frota de carros (32,5%) e motos (63,9%) proporcionalmente de 2009 a maio de 2012, em comparação com os estados do Nordeste e com o restante do país (carros 18,2% e motos 30,3%).
De acordo com os dados do Detran-MA, o Maranhão já passou de um 1.001.465 veículos registrados, dos quais 290.477 são da capital e 93.819  são de Imperatriz. A menor frota registrada no estado é do município de Primeira Cruz, com apenas 57 veículos - a cidade possui uma população de mais de 13 mil habitantes.
De acordo com dados do Detran-MA, em 1998, o Maranhão possuía apenas 158.704 veículos. Em 2003, eram 328.577 registrados no órgão.  Hoje, São Luís, já possui quase 300 mil veículos. E, pelo ritmo do crescimento da frota, em pouco tempo o Maranhão estará batendo novos recordes. Foram quatro décadas para formar uma frota de 200 mil veículos e, em menos de uma (nove anos), ela quadriplicou no estado.
“É importante dizer que esse marco repercute positivamente em todo o setor automotivo, desde o emplacamento dos carros com os despachantes, às concessionárias, oficinas, lojas de acessórios, empresas de seguro, entre outras”, enfatizou o diretor.

Placa
Ainda na solenidade aconteceu a entrega simbólica da placa 1 milhão, que foi concedida ao taxista Manoel da Paixão Reis, que possui 36 anos de praça. A placa já possui a nova série IOR e teve os números 1000, referente à marca. A entrega foi feita pelo diretor-geral Flávio Trindade Jerônimo e pelo representante da Cauê Veículos, Moisés Morais.
“Foi uma graça que Deus me deu poder emplacar meu carro novo com essa numeração. Vou ficar eterno pra mim, e tenho certeza que terei muita sorte com esse número”, declarou o taxista.
“Estamos todos de parabéns por esse número e nós estamos especialmente felizes de ter um carro da nossa marca com a placa um milhão do Detran-MA”, enfatizou o empresário do Grupo Dalcar, Daniel Albuquerque  Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário