segunda-feira, 4 de junho de 2012

Usando a Internet para Ganhar Eleições




O livro 'Internet e Eleições: Bicho de Sete Cabeças?' escrito pela publicitária e Consultora Política Gil Castillo, com participação do presidente da Associação Brasileira dos Consultores Políticos (ABCOP), Carlos Manhanelli, aborda esse assunto com propriedade e ancorado nas diversas campanhas eleitorais realizadas no Brasil e fora dele.

Nos sete capítulos escritos por Gil, o leitor viaja pela história da internet no campo político, percebendo a evolução, no início tímida, e depois exponencial, do uso da internet mundo afora.

A campanha de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos em 2008 é o maior exemplo de utilização constante da web em processos eleitorais.

Em diversos momentos o livro explica os fenômenos e as ferramentas utilizadas pelos democratas na campanha que elegeu o atual presidente norte americano.

No epílogo escrito por Carlos Manhanelli, o mestre aborda de uma maneira prática como a internet auxilia nos processos eleitorais, a forma como as ferramentas devem ser utilizadas com os olhos na legislação e exemplifica com casos próximos de campanhas em que a internet mostrou-se bastante útil.

'Internet e Eleições: Bicho de Sete Cabeças?' é uma ótima leitura para os interessados nos processos eleitorais, profissionais da comunicação e também da informática, pois essa é a chance de analisar o terreno político da internet para poder atuar de uma forma mais adequada e com resultados.

OS AUTORES:

Gil Castillo

Publicitária e consultora política, desde de 1992 atua no marketing político. Ao longo de sua carreira vem trabalhando em diversas campanhas eleitorais e projetos de comunicação, tanto na área pública, quanto na área privada, no Brasil, América Latina e África. Especificamente no Continente Africano, coordenou duas campanhas presidenciais, em Moçambique e São Tomé e Príncipe, além de desenvolver, desde 2004, projetos de apoio à Democracia e formação para partidos políticos.

É Diretora de Relações Públicas da ABCOP -Associação Brasileira de Consultores Políticos, Diretora de Planejamento da POLITICOM - Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político, Diretora da ALACOP - Associação Latino-Americana de Consultores Políticos e editora do blog MarketingPolitico.com.

Além da atuação profissional como consultora, possui artigos e entrevistas publicados em diversos veículos de comunicação, entre eles Veja.com, Folha de São Paulo, Observatório da Imprensa e Revista Campaigns & Elections.

Recentemente, recebeu o Victory Awards, prêmio conferido durante a Policonference, em Washington, a 30 consultores de destaque, dos Estados Unidos, América Latina e Europa, sendo a única representante do Brasil.


Carlos Manhanelli

É membro fundador e presidente da ABCOP e Diretor de Relações Internacionais da POLITICOM, milita na área de consultoria em comunicação política e marketing eleitoral desde 1974, coordenando várias aplicações de comunicação pública no Brasil, América Latina e na África. Autor de 16 (dezesseis) livros sobre o assunto, é administrador, jornalista, radialista e publicitário.

Tem lato sensu em marketing pela ESPM, em política pela FESP e é MBA em marketing pela USP. Possui também Strictu Sensu mestrado em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Ministrou cursos e palestras na maioria dos estados brasileiros e nos países: Estados Unidos, México, Panamá, Colômbia, Argentina, Guatemala, Equador, e em vários países Africanos. Professor titular de comunicação política no Curso Maicop, da Universidade Pontifícia de Salamanca na Espanha. Palestrante convidado em vários eventos nacionais e internacionais pela Fundação Konrad Adenauer.

Já atuou em 248 campanhas em todos os níveis e presta consultoria atualmente para mais de 30 prefeituras e governos em todo o Brasil, América Latina e África. Também é diretor da ALACOP - Associação Latina Americana de Consultores Políticos, membro da IAPC - Internacional Association of Political Consultants e do Centro de Gerenciamento Político, com sede em Miami/EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário