sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Comparativo Escutec em Imperatriz: Madeira caiu menos e Curado subiu mais do que pareceu.

De posse dos dois comparativos das suas pesquisas Escutec realizadas no município de Imperatriz, os blogueiros a analistas passaram a fazer projeções e previsões e é claro, análise do atual quadro da eleição em Imperatriz. E me parece que esta analise feita pelo jornalista Marcos Deça é o que mais se aproxima da realidade. Veja e tire suas conclusões.
Na comparação com os dois levantamentos - o primeiro realizado entre 2 e 3 de agosto e o segundo  divulgado ontem - percebe-se que a queda do prefeito Sebastião Madeira (PSDB) se deu abaixo da margem de erro, mas o crescimento de Rosângela Curado (DEM) é bem mais substancial do que se imaginava.
A candidata democrata tinha 12,4% na pesquisa do início do mês. Agora, está com 25,5%. Foram mais de 13 pontos percentuais obtidos em menos de um mês.

Neste mesmo período, Madeira variou de 48,8% para 47,9%.
Como o índice de eleitores indecisos ficou nos mesmos 11,6%, significa dizer que Curado atraiu, principalmente, votos do candidato do PDT, Carlinhos Amorim, que tinha 13,9% e agora tem 9%.
Mas, para vencer a eleição, a candidata democrata terá que conquistar todos o indecisos e ainda forçar uma queda acentuada de Sebastião Madeira.
Coisa que parece difícill, uma vez que o índice de rejeição ao prefeito praticamente não se alterou, permanecendo na casa dos 20%.
Esta é a leitura da pesquisa com base nos números da própria Escutec.
Portanto, não há crescimento de Rosangela sobre Madeira e sim, sobre Carlinhos que despenca e com isso, vai praticamente se repetir o feito da eleição passada em que Ildon Marques cresceu na votação, mais de quem se esperava crescimento e polarização não ocorreu, ficando João Batista e Jomar Fernandes com pífia  votação, perdendo votos para Madeira.
Note: Não foi Ildon quem perdeu a eleição ou os votos. Foram os dois candidatos.
Ildon cresceu mais de 6 por cento, superando a casa dos 38 por cento.
Este fenomeno parece se repetir agora, em que Madeira continua mantendo seu indice, Rosangela tomando votos dos outros candidatos, especialmente do Carlinhos. Os outros, bem, estes não terão mesmo chance alguma de polarizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário