quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pesquisa Ibope...mais detalhes

Entre os dias 20 e 22 de agosto, o IBOPE Inteligência, a pedido da TV Mirante, realizou a primeira pesquisa sobre as próximas eleições para a Prefeitura de Imperatriz, que aponta o atual prefeito Madeira (PSDB) na liderança neste início de campanha, com 58% das intenções de voto. Em um patamar inferior, aparecem os candidatos Rosangela (DEM), com 15% das menções, seguida de Carlinhos Amorim (PDT), com 11%. Os candidatos Justino Filho (PTC) e Major Melo (PSOL) recebem 2% das menções cada, Kleber Miranda (PSB), Adalberto (PT) e Aluisio Melo (PCB) não atingem 1% das intenções de voto cada e o candidato Wilson Leite (PSTU), embora seu nome constasse no disco apresentado aos entrevistados, não foi citado por nenhum deles. O percentual de eleitores que declaram intenção de votar em branco ou nulo é de 5%, enquanto 7% não sabem ou preferem não opina


Período de campo: De 20 e 22 de agosto de 2012
Tamanho da amostra: 602 eleitores
Margem de erro: 4 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: TELEVISÃO MIRANTE LTDA.
Registro: Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o protocolo Nº MA-00107/ 2012
Data de Publicação: 24/08/2012
Espontânea

​ Quando a pergunta de intenção de voto é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, 54% dos eleitores declaram a intenção de votar no candidato Madeira, 13% em Rosangela e 10% em Carlinhos Amorim. Justino Filho e Majo Melo recebem 1% das menções cada, enquanto os demais candidatos não atingem 1% das intenções de voto espontâneas. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 5% e aqueles que não sabem ou não opinam somam 13%.

Rejeição

O candidato Justino Filho apresenta o maior índice de rejeição, com 26% das menções dos eleitores. Os demais candidatos à prefeitura apresentam índices de rejeição em um patamar um pouco abaixo, variando entre 10% e 16%. Lembrando que, nessa pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.

Os eleitores que declaram poder votar em qualquer um dos candidatos somam 4%, ao passo que 13% não sabem ou não opinam sobre em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum.

Avaliação da administração municipal

A administração do Prefeito Sebastião Madeira é avaliada como ótima ou boa por 54% dos eleitores, regular por 31% e ruim ou péssima por 12%. A atual gestão é aprovada por 68% dos entrevistados e desaprovada por 26% deles.

Na percepção dos eleitores de Imperatriz, as áreas mais problemáticas do município são saúde, citada por 60% dos entrevistados, educação (43%) e calçamento de ruas e avenidas (42%). Tais percentuais representam a soma das três áreas da cidade que os entrevistados poderiam mencionar.

Avaliação das administrações estadual e federal

Em relação à administração da Governadora Roseana Sarney, 41% dos eleitores de Imperatriz a avaliam como ótima ou boa, 34% como regular e 24% como ruim ou péssima.

Já a administração da Presidente Dilma Rousseff é avaliada como ótima ou boa por 77% dos entrevistados, regular por 16% e ruim ou péssima por 5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário