segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão será lançada nesta terça-feira (21

  
Nesta terça-feira (21), o Governo do Estado dará a largada para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT) com o lançamento do evento, às 10h, no Palácio Henrique de La Rocque. No Maranhão, a semana, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Este ano, a semana tem como tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.
Na SNCT 2012, serão promovidas e estimuladas em todo o país atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Serão debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país, meta que está em consonância com a do governo do Maranhão.
Durante a reunião de lançamento da semana, que será presidida pela secretária da Sectec, Rosane Nassar Meireles Guerra e pelo diretor presidente da Fapema, Antônio Luiz Amaral Pereira, o governo vai apresentar o projeto para o evento deste ano e convidar os parceiros a apresentarem suas propostas para divulgação da ciência no Estado. Estão convidados a participar da reunião reitores e pró-reitores de universidades públicas e privadas; parceiros como Vale, Alumar, Fiema, Sebrae, CLA, Cemar, Corpo de Bombeiros e secretários de Estado.
No ano passado, a SNTC foi considerada um sucesso. O Maranhão apresentou o segundo maior número de eventos realizados, com 1.112 ações, ficando atrás apenas do estado de Pernambuco. Ao todo, além da capital São Luís, outros 16 municípios participaram das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Cidades como Imperatriz e Timon, consideradas de médio porte, mas também outras, como Mirador, Barreirinhas e Pinheiro, realizaram atividade durante a semana que este ano acontece de 15 a 21 de outubro em todo o país.
Um avanço significativo na participação foi comprovado, com o envolvimento de 179 instituições maranhenses na divulgação da ciência. “A nossa participação foi muito forte e para este ano queremos repetir. Temos que estimular a comunidade a realizar atividades com intuito de aumentar a consciência sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do nosso Estado”, observou a secretária Rosane Guerra.
A Semana de Ciência e Tecnologia tem como objetivo maior mobilizar a população, especialmente o público infanto-juvenil, para temas relacionados com a ciência e a tecnologia, que valorizem o caráter inovador dos projetos. Além disso, as discussões pretendem incentivar descobertas que sejam importantes para o desenvolvimento do país, em diversos níveis do conhecimento. Daí a importância de congregar no mesmo espaço, instituições das mais diversas na promoção desse conhecimento.
“A partir do momento que nos tornamos promotores da divulgação desse conhecimento, nossa responsabilidade aumenta. Por isso temos a missão de envolvermos todos os órgãos interessados, universidades, instituições de pesquisa e escolas. As portas estão abertas para quem quiser participar”, disse o presidente da Fapema, Antônio Luiz Amaral Pereira.

Participação Popular
Apesar de focar suas atividades na mobilização dos jovens, a Semana de Ciência e Tecnologia é aberta ao público. Tanto que, para a realização das atividades, escolhe locais abertos como praças, feiras públicas, parques e também incentiva a ida de cientistas a escolas com utilização de material interativo. É importante destacar também, que todos os eventos da semana são gratuitos.
  Como forma de incentivar a realização de eventos durante a semana o governo do Estado, por meio da Fapema, lançou em maio deste ano o edital Programa de Apoio a Popularização da Ciência e Tecnologia/Semana Nacional de Ciência E Tecnologia – SCT, com o objetivo de apoiar, parcial ou integralmente, a execução de projetos, a organização de feiras e mostras científicas e a execução de atividades científicas ou tecnológicas que tenham como foco o tema da Semana de Ciência e Tecnologia de 2012. O resultado da chamada pública deve ser divulgado nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário