terça-feira, 18 de setembro de 2012

Lançado edital para empresas do Estágio Viva Primeiro Emprego



A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) lançou, nesta terça-feira (18), em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, edital para cadastro de empresas parceiras na execução do Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego. As empresas interessadas devem preencher e enviar online formulário disponível na Plataforma Chance, no endereço eletrônico www.primeiroemprego.ma.gov.br.
A reunião, coordenada pela secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra, contou com a participação dos secretários de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, e de Cultura, Olga Simão, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Antônio Luís Amaral.
Presentes, também, representantes das empresas Suzano, Vale, Renosa, Fribal, Centro Elétrico, Supermercados Carone, SuperClínica, Grupo Solare, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, e das instituições de ensino, Universidade federal do Maranhão (Ufma), Universidade Ceuma, Faculdade Pitágoras e Faculdade FAMA.
Rosane Guerra explicou que com esse edital será possível dimensionar a quantidade de vagas, áreas e locais onde serão ofertados os estágios. Posteriormente, será lançado edital específico aos estudantes de cursos técnicos, que poderão concorrer a bolsa estágio no valor de R$ 622,00. O Governo do Estado espera mobilizar o maior número possível de empresas a participarem do programa, em cidades, como São Luís, Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês.
O assessor de informática da Fapema, Edilson Lima, apresentou a Plataforma Chance aos presentes e mostrou como os interessados devem proceder durante a inscrição. As empresas devem ter cadastro no SINE, que também poderá ser feito a partir da Plataforma, e no ato da inscrição elas poderão solicitar as vagas de estágio de acordo com a área de atuação da empresa e definir requisitos para os participantes.
Só poderão se inscrever empresas em conformidade com os critérios previamente estabelecidos pelo edital - inscrição no CNPJ, possuir alvará de funcionamento, oferecer condições de proporcionar ao estagiário atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, dentre outros. As empresas participantes devem ter pelo menos um funcionário responsável pela supervisão dos estagiários.
Para Rosane Guerra, o sucesso do programa está diretamente ligado ao índice de empregabilidade dos estagiários. “Não queremos apenas oferecer o estágio, o desejável é que após o período de três meses de aprendizado esses estagiários tenham condições de serem efetivados no quadro das empresas”, disse durante sua apresentação aos empresários.

Programa de Estágio
O Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego faz parte do Maranhão Profissional, programa de formação continuada desenvolvido pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec).
A ideia do programa é aproximar os alunos matriculados nos cursos profissionalizantes do mercado de trabalho, por meio de parcerias entre o Governo do Estado, iniciativa privada e instituições de ensino públicas e privadas.
Serão selecionados para o estágio remunerado os alunos com melhor aproveitamento nos cursos, com idade entre 18 a 30 anos, e sem vínculo empregatício, para atuar em áreas como comércio, indústria e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário