sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão deixa Norte e Nordeste as escuras

Na noite de quinta-feira (25), por volta das 23h14, todos os Estados do Nordeste (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal, ficaram sem energia. Segundo informações do executivo de imprensa da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Luiz Carlos Cardoso, o apagão ocorreu devido à interrupção do fornecimento de energia da operadora nacional de fornecimento, a Eletronorte. Por volta das 1h30 desta sexta-feira (26), após mais de duas horas de apagão, a energia foi reestabelecida em Imperatriz.
O último apagão com essa dimensão foi no dia 22 de setembro. Uma queima do transformador teria sido a responsável pela interrupção no fornecimento de eletricidade em 11 Estados, nas regiões Norte e Nordeste, incluindo o Maranhão.
De acordo com informações do Operador Nacional de Sistemas (ONS) a causa da queda de energia ainda não foi identificada. A ONS é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Na Bahia, a energia elétrica só foi reestabelecida três horas após o início do apagão. Na capital cearense, Fortaleza, a energia foi reestabelecida após quatro horas. Esse foi o quarto apagão registrado somente em 2012 em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário