sexta-feira, 30 de novembro de 2012

As vinte maiores torcidas entre as mulheres


 O público feminino, felizmente, vem crescendo nos estádios e também em frente às telas dos televisores. É um segmento gigantesco, ainda muito pouco explorado por nossos clubes, a começar pelas péssimas condições de higiene, limpeza e conforto de nossos estádios, algo que, em parte, mudará a partir de 2014.
Considerando os dados do IBGE de 2010, do total de 192,4 milhões de brasileiros 51% são mulheres, ou 98,2 milhões em números absolutos. Desse total, nada menos que 67,6 milhões declararam-se torcedoras de algum time de futebol. Esse é o tamanho do universo a ser descoberto e trabalhado pelos clubes. Somente os vinte clubes que fazem parte dessa lista respondem por 59,9 milhões de mulheres.
Esses dados foram levantados e analisados pela Pluri Consultoria, a partir de sua pesquisa realizada em janeiro desse ano, em 144 cidades brasileiras, em 23 unidades da federação, com um total de 10.545 entrevistas.
 
Comparando os rankings de torcida geral e o de torcida feminina, os 10 primeiros postos são semelhantes, sem mudanças. A partir daí o destaque é para o Bahia, que pula de 13º no geral para 11º no feminino, passando à frente de Fluminense e Botafogo. Outro clube que cresceu na preferência feminina em relação à geral foi o Sport, passando de 14ª maior torcida geral para 13ª maior torcida feminina.
Como era de se esperar e algo ainda bastante natural, o percentual de homens que têm interesse por futebol é muito maior que o de mulheres: 11% da população masculina contra 31% da população feminina – o que explica a sempre presente maior proporção de homens em relação às mulheres em todas as torcidas.
É interessante observar que os dois clubes com maiores torcidas são, também, os que apresentam os maiores percentuais de torcidas femininas: Flamengo com 48,4% e Corinthians com 46,8%. Na outra ponta, Fortaleza, Botafogo e Palmeiras são os que apresentam os menores índices, com o Palmeiras apresentando apenas 32,2% de torcedoras. Um ponto a merecer cuidados por parte dos gestores alviverdes pensando no futuro. Futuro que deve ser muito bem pensado por todos os demais gestores, no sentido de trazer esse público para a vida dos clubes e dos times. O nome disso é simples: ampliação de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário