quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Governo do Estado entrega 70 toneladas de sementes para agricultores de Imperatriz


Com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade do arroz e do milho plantado pelos agricultores familiares maranhenses, o Governo do Estado deu início à distribuição de 1.505 toneladas de sementes selecionadas para a safra 2012/2013. O secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, realizou a entrega simbólica de sementes para grupo de pequenos agricultores de Imperatriz e região, nesta terça-feira (18), no armazém da Secretaria Municipal de Agricultura.
As sementes, adquiridas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), abrem espaço para a produção de quase 100 mil toneladas de grãos. O evento também teve presença dos secretários de Estado Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca), Hildo Rocha (Assuntos Políticos e Cidades e Desenvolvimento Urbano) e José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária); os prefeitos Sebastião Madeira (Imperatriz), Dioni Alves (Ribamar Fiquene) e os eleitos Vagtonio Brandão (Buritirana) e Marcelo Farias (Arame), além do presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Hamilton Miranda e líderes das associações de produtores da região.
Luís Fernando Silva chamou a atenção para o crescimento do plantio de grãos no estado incentivado pela produção de grandes e pequenos produtores. “A produção de grãos do Maranhão cresceu bastante este ano; vamos alcançar 3 milhões de toneladas e queremos dar um incremento para da safra de 2013.  O governo vem garantir a sementes de qualidade e dar assistência técnica ao agricultor familiar no tempo certo., permitindo que ele venda a sua produção com um preço melhor, gerando qualidade de vida e  fortalecendo a agricultura familiar no estado".

Beneficiados
Na regional de Imperatriz, vão ser distribuídas 70 toneladas de sementes, sendo 18 toneladas de sementes de arroz e 52 toneladas de milho. Os municípios também beneficiados são Amarante, Buritirana, Campestre, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, Governador Ribamar Fiquene, Imperatriz, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, São João do Paraíso e Senador La Rocque. Imperatriz receberá a maior quantidade de sementes da região, sendo 4 toneladas de arroz e 14 toneladas de milho.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, reforçou que o trabalho aprimora a produção. “Aqui, hoje, estamos distribuindo 70 toneladas de grãos para os pequenos agricultores familiares de 14 municípios da região atendidos por Imperatriz. Com essas sementes virá a assistência técnica, por meio da nossa agência de assistência técnica, a Agerp, dando todo o suporte para o pequeno produtor para que ele possa produzir melhor, gerando mais renda para sua família”.
A distribuição das sementes será feita pelos 19 escritórios regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), prefeituras municipais e sindicatos rurais. Com a entrega dos insumos, a Sagrima estima uma área plantada de 60.125 hectares. O plantio de arroz e milho no Maranhão será iniciado em dezembro, pela região Sul. A colheita do arroz é feita num prazo de 100 a 110 dias, e a do milho, após 120 dias.
Os produtores agradeceram a entrega do material. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz, Josimar Barros, é importante a iniciativa do estado, em parceria com o município, para a distribuição de sementes para a região. “A gente sabe que a cidade, hoje, é uma das que mais cresce no país e precisamos de muita produção para atender os que moram aqui”.

Viva Sementes
O Programa Viva Sementes beneficiará 92 mil agricultores familiares de todas as regiões do Maranhão, incluindo áreas quilombolas, indígenas e assentamentos rurais. Nessas áreas não há recursos para adquirir sementes de qualidade e, geralmente, os agricultores familiares utilizam grãos de safras anteriores, que apresentam baixa germinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário