domingo, 23 de dezembro de 2012

São Paulo se isola no topo do Ranking Folha Palmeiras é o maior do Brasil

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO
O São Paulo encerrou em 2012 um jejum de quatro anos sem títulos e, com isso, voltou a abrir folga na primeira colocação do Ranking Folha.O clube do Morumbi, que na edição anterior da classificação histórica dividia a liderança com o Flamengo, agora tem 22 pontos de vantagem para o time carioca.
Resultado da polêmica conquista da Copa Sul-Americana, da temporada sem brilho feita por seu maior adversário pelo topo da lista e da revisão da classificação final do Paulista de 1962.
O São Paulo recebeu sete pontos extras depois de a Folha rever o critério e considerá-lo também vice-campeão estadual de 1962. Na ocasião, o time empatou em pontos com o Corinthians na segunda colocação --o título ficou com o Santos, de Pelé.
Como o regulamento do Paulista daquele ano não previa critérios de desempate, o posto deveria ser dividido entre os dois arquirrivais, o que foi foi feito na revisão.
O líder do ranking não pontuava desde 2008, quando conquistou pela terceira vez consecutiva o Brasileiro e se deu o apelido de "soberano".
O São Paulo ocupa a liderança da classificação da Folha desde 2005, ano que em que faturou três títulos: Paulista, Libertadores e Mundial.Flamengo (1996, 1997 e 2011) e Palmeiras (entre 1998 e 2004) também já tiveram em algum momento a honraria.
No alto da lista, no grupo dos dez primeiros colocados, houve mais duas mudanças.
O Corinthians ultrapassou o Santos e agora é o proprietário da quarta colocação.
Já o Fluminense, com dois títulos no mesmo ano (Carioca e Brasileiro), alcançou o Grêmio e divide o nono lugar.
A edição 2012 do Ranking Folha não traz nenhum clube que estava fora da classificação do ano anterior.
Para ingressar na lista, um time precisa ter no currículo pelo menos um título de relevância nacional ou internacional, o que explica a ausência de equipes que são tradicionais dentro dos seus Estados, como o América-MG, Santa Cruz e Avaí.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário