quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Seminário discute cooperação entre Estado e municípios para melhoria da educação pública



 O secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, e o secretário de Educação, Pedro Fernandes, abriram, na manhã de quarta-feira (23), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, o 1º Seminário Educacional de Cooperação Estado e Municípios. O evento, que reuniu 70 prefeitos e 180 secretários municipais de Educação é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Tendo em vista que o evento tem como meta intensificar as ações que possibilitem a ampliação do diálogo e a integração do Estado com a União e os municípios, o secretário Luís Fernando Silva defendeu o desenvolvimento de uma gestão compartilhada. "Educação pública e de qualidade é possível, mas para isso é preciso planejamento e a integração chega como pressuposto para vencermos os desafios da educação. Sem educação a sociedade não avança", declarou.
Segundo Pedro Fernandes, a Seduc pretende apoiar e orientar as redes municipais de educação no desenvolvimento dos programas federais e de outras ações em curso no Estado. "Educação se faz a partir da colaboração de todos os envolvidos", ressaltou o secretário. Ele disse que o primeiro passo é aproximar a Seduc das secretarias municipais. "Queremos a união de todos, juntos poderemos melhorar a educação", acrescentou.
Pedro Fernandes disse que a ideia é realizar o seminário em todas as regionais maranhenses. "A proposta é de envolver toda a equipe técnica das secretarias, professores, estudantes e também a família nesse trabalho. A perspectiva é encontrar soluções viáveis para avançarmos com a educação do estado", destacou.
Para a presidente da Undime, Elis Regina Campos Costa, essa união do Estado com os municípios sempre foi uma meta do órgão, que representa os municípios maranhenses junto ao Ministério da Educação (MEC). "Sempre trabalhamos pela articulação do Estado com os municípios, mas somente agora está sendo criada essa união de esforços, pela Seduc. Temos que aproveitar a oportunidade e fortalecer esse laço de trabalho que está sendo iniciado e que deve se refletir na melhoria da qualidade da educação maranhense", assinalou.
Presentes ainda o secretário de Educação do município de São Luís, Allan Kardec Duailibe; o presidente do Conselho Estadual de Educação, José Ribamar Bastos; o secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, José Ribamar Torres; as representantes do Ministério da Educação, Márcia Cristina Almeida, Adriana Montemezzo e Marcela Marques, além de prefeitos e secretários municipais de educação.

Parcerias

Com a proposta de discutir melhorias significativas para a educação, por meio do fortalecimento da parceria entre o Estado, municípios e Governo Federal, o evento tratou de pontos importantes para a busca necessária e eficaz de uma educação de excelência, a partir da união de todos os entes responsáveis pelo processo no Maranhão.
A presidente da Undime, Eliz Regina Campos Costa, disse que a realização do evento foi oportuna, para que as discussões e ideias fossem apresentadas, de modo que a educação maranhense possa iniciar o processo de busca da excelência do aprendizado ofertado à sociedade.
O secretário municipal de Educação de São Luís, Allan Kardec, também elogiou a sensibilidade do secretário Pedro Fernandes, em realizar o encontro, pois segundo ele, para a capital maranhense, onde o ensino encontra-se enfrentando graves problemas, uma discussão com esse molde é de suma importância para a solução de vários problemas.
"Para a cidade de São Luís, um evento desses é muito importante, haja vista que estamos enfrentando graves problemas no setor educacional. O secretário Pedro Fernandes, já havia demonstrado a sensibilidade e a disposição em trabalhar para a melhoria da educação no Maranhão, e isso foi percebido quando estivemos reunidos para discutir a real situação em que a educação em nossa capital encontrava-se”, observou Allan Kardec.
Para a secretária de Educação do município de Mirador, Rosa Maria Costa, as informações prestadas, vão mostrar caminhos a seguir na melhoria da educação pública. “É uma ótima iniciativa, acredito que vamos esclarecer muitas dúvidas com as equipes da Seduc e do MEC, e que essa ação vai dar um alicerce maior para o nosso trabalho, principalmente para quem está começando”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário