sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Detran alerta para cuidados redobrados no trânsito durante o Carnaval

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) prepara uma série de ações educativas para lembrar aos motoristas dos cuidados redobrados que devem ser adotados durante o Carnaval, que começa nesse fim de semana. Para reduzir o número de acidentes, que aumenta até 15% em épocas de feriado, o departamento alerta para cuidados simples que podem evitar infrações, acidentes e até mortes nas vias.
 Segundo o coordenador de educação para o trânsito do Detran-MA, Roberval Lopes,  é fundamental chamar a atenção para cuidados básicos de segurança, que podem salvar vidas. “Respeitar a sinalização, evitar dirigir cansado ou sob estresse, jamais dirigir alcoolizado, manter distância do veiculo que está na frente e diminuir a velocidade durante a noite, período em que experimentamos uma sensível redução do nosso campo visual são medidas simples que fazem a diferença”, recomenda Lopes.
De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, André Campos é necessário promover junto a cultura da alegria e da descontração o respeito mútuo no trânsito também no carnaval. “Os motoristas que transitam acima da velocidade permitida colocam em risco a própria vida e, mais que isso, a vida de terceiros. A lei seca está ai para ser respeitada e toda a sociedade deve cumpri-lá”, afirma.

Manutenção do veículo
Quem vai aproveitar o período para viajar precisa ter cuidado com a manutenção do veículo. “A revisão dos itens de segurança é indispensável. Pneus, extintor de incêndio, freios e, também, as condições do motor precisam passar por um verdadeiro check-up geral”, alertou Lopes.
 Viajar por estradas desconhecidas é um dos pontos que contribuem para o maior risco. “Antes de sair, procure pesquisar um mapa da região para onde pretende visitar, verifique quais são os pontos de perigo da estrada, se há obras em algum trecho, consulte pessoas que já passaram pelo local e não saia sem um planejamento prévio da viagem”, aconselhou o educador do Detran-MA.
A maioria dos acidentes de trânsito, porém, seja nesta época ou não, é causada pela imprudência dos motoristas. A ultrapassagem em locais proibidos e a velocidade acima do permitido são as principais causas.
“É importante destacar que a Polícia Rodoviária Federal e a Policia Militar estarão nas ruas e rodovias realizando blitzens inclusive com bafômetros repassados pelo Detran-MA para coibir e punir os condutores infratores e evitar acidentes em decorrência da ingestão de álcool”, alertou o diretor geral do Detran-MA, André Campos.
 As recomendações básicas, independente de chuva fina ou forte, são: diminuir a velocidade, acender o farol baixo, ligar o limpador de para-brisa (que deve estar em bom estado de conservação), o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente.
 Para aumentar a eficiência do limpador de para-brisa, mantenha as borrachas das palhetas e os vidros limpos e adicione ao reservatório de água do "esguichador" uma colher de sopa de detergente neutro ou os aditivos vendidos em postos de gasolina, centros automotivos e até supermercados. 
Quando os vidros derem os primeiros sinais de que irão embaçar, passe um pano limpo, e jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só aumentará o problema. Caso já estejam embaçados, a orientação é ligar o ventilador interno ou o ar-condicionado do veículo. Se não for possível, o motorista deve tentar deixar os vidros laterais um pouco abertos para criar a circulação de ar.

         Aquaplanagem
         De acordo com as previsões meteorológicas são grandes as chances do carnaval ser com pancadas de chuvas no Maranhão então ao perceber que o veículo está "dançando" na pista, como se estivesse boiando, o motorista deve diminuir a velocidade para evitar a aquaplanagem dos pneus. Ao diminuir a velocidade, o veículo ganha peso e volta a tocar os pneus no solo. 
A aquaplanagem é um fenômeno relativamente comum em veículos e ocorre quando os pneus não conseguem tocar o solo devido a uma lâmina de água. O problema pode ocorrer com qualquer veículo, entretanto, acontece com mais frequência em carros com pneus "carecas", pois estes não possuem mais os sulcos de escoamento de água.

BOX

Alguns cuidados no caso de chuva
- Se estiver em movimento, não ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionado se o veículo estiver parado;
- Ao dirigir de forma defensiva, o motorista diminui as chances de se envolver em acidentes;
- Fique sempre atento e mantenha distância do carro à sua frente;
- Planeje o que fazer e sinalize todas as mudanças de pistas;
- Não freie bruscamente sem necessidade;
- Não faça ultrapassagens perigosas;
- Ultrapasse outros veículos somente pela esquerda;
- Tome cuidado redobrado com os pedestres, pois quando a chuva começa ocorre a típica correria atrás de abrigo. 
Confira algumas outras dicas:
- Antes de pegar a direção, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos.
- O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, do pisca, do farol e da marcha-ré. O extintor de incêndio também precisa ser conferido, inclusive a validade do produto. O motoqueiro e o passageiro não podem esquecer de usar capacete.
- Os passageiros devem colaborar usando o cinto de segurança e evitando tirar a atenção do motorista. As crianças com até 10 anos de idade precisam viajar no banco de trás dos veículos, em cadeiras específicas, regulamentadas pelo Inmetro, de acordo com a Resolução 15/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
- Os motoristas devem ingerir apenas água, sucos ou refrigerantes, respeitar os limites de velocidade e fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário