domingo, 17 de fevereiro de 2013

Governo do Estado e MDS realizam oficina para inscrição no CadÚnico dos programas sociais



   A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), em parceria com a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), promove, nesta segunda-feira (18), das 13h30 às 18h30, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, a "Oficina Busca Ativa para Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)".
 O Cadastro Único é um banco de dados com informações das famílias brasileiras mais vulneráveis. É utilizado por mais de 15 programas sociais do Governo Federal, como o “Minha Casa, Minha Vida” e “Tarifa Social de Energia Elétrica”.
   De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, a ideia é criar uma rede de proteção social e formar parceiros que ajudem na identificação e cadastramento de todas as famílias no Maranhão que tenham direito aos programas sociais. “O foco é combater a pobreza extrema no Maranhão e assegurar a melhoria de vida dos que estão em situação de vulnerabilidade social".   
   Durante a oficina será apresentado o CadÚnico e articuladas parcerias para a Busca Ativa de famílias de baixa renda e sua inclusão cadastral. Fernando Fialho disse que há intenção de formar parcerias para o trabalho de Busca Ativa identificar os Pontos Focais (articuladores) para cada órgão e organização, e capacitá-los para o desenvolvimento das ações, de forma cooperativa, com as gestões municipais. "A oficina vai representar o nosso ponto de partida, o nosso marco, para elaboração do Plano Estadual Articulado para Busca Ativa de Famílias de Baixa Renda e Inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais", enfatizou.

Programação
-         13h30 às 14h - Recepção aos participantes.
-         14h às 14h30 - Abertura.
                          - Apresentação dos participantes.
-         14h30 às 15h45 - Explanação sobre os objetivos da Oficina - Apresentação de conceitos básicos: Cadastro Único, Programas usuários do Cadastro Único, Estimativas de Grupos Populacionais Tradicionais.
-         15h45 às 16h - Intervalo.
-         16h às 17h15 - Apresentação de conceitos básicos:Busca Ativa, Parcerias e competências;  Estratégias para realizar a Busca Ativa e fluxo de trabalho.
-         17h15 às 18h - Realização de atividade prática – Encaminhamentos.
-         18h as 18h30 - Avaliação.
-         18h30 - Encerramento.

Participantes
Representantes de órgãos do Governo Federal no Estado
Representantes órgãos do Governo Estadual
Representantes de Colegiados Estaduais e de Comissões
Representantes de Organizações da Sociedade Civil
Representantes de Organizações Municipalistas
Representantes de Concessionárias Estaduais

Nenhum comentário:

Postar um comentário