segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

José Antônio Heluy vistoria obras do Sine em Chapadinha e Itapecuru-Mirim


 
Equipamentos necessários ao funcionamento da sala de aula de qualificação profissional do Serviço Nacional do Emprego (Sine) em Chapadinha já estão instalados na nova sede do órgão, que está sendo erguido no Centro da cidade. Os avanços foram conferidos na última sexta-feira (22), durante vistoria realizada pelo secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy.
Ele estava acompanhado do vice-governador Washington Luiz Oliveira; da prefeita de Chapadinha, Dulcilene Belezinha; do secretário municipal de Trabalho, Zezinho Lima; além de autoridades locais.
O secretário explica que a sala de aula do Sine de Chapadinha funcionará dentro do sistema do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), ligado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “As aulas e cursos a serem ministrados aqui estarão no calendário de cursos oferecidos pelo Cetecma, conforme parceria firmada com a secretária de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra”, esclareceu Heluy.
A instalação da antena, que terá comunicação via satélite, foi realizada na última semana; ocasião em que também foram instalados televisor, DVD, data show e outros equipamentos eletrônicos. A agência do Sine de Chapadinha também vai oferecer os serviços que já consagraram o Sine como o caminho mais curto entre o trabalhador e o empregador: orientação profissional, cadastro de trabalhadores, cadastro de vagas e empresas, seguro-desemprego e emissão de carteiras de trabalho digital.
Segundo Antônio Heluy, a governadora Roseana Sarney também autorizou estudos para implantação do programa Estágio Viva Primeiro Emprego, que oportuniza a primeira experiência no mercado de trabalho para os jovens que cursarem os cursos do Cetecma.
“É uma convergência de serviços que traduz o esforço conjunto que o Governo do Estado tem feito, entre as secretarias de Estado, para que as políticas públicas cheguem ao maior interessado, que é o nosso cidadão”, analisa o secretário de Trabalho. “A experiência de Chapadinha é considerada nosso projeto-piloto da união entre Sine e Cetecma e temos certeza que dará certo”, completou.
O vice-governador Washington Oliveira disse que a agência do Sine é uma concretização da parceria entre os governos Federal, Estadual e o município de Chapadinha. “É um exemplo de parceria institucional que dá certo e que é valorizado pela população, que precisa do serviço”, ressaltou.
Dulcilene Belezinha também agradeceu o esforço de José Antônio Heluy em levar o Cetecma para Chapadinha. “Nosso município precisa de iniciativas que contemplem a realização de cursos e o melhoramento de nossos profissionais. A parceria fortalece nossa população e as políticas públicas que precisamos. Só temos a agradecer”, destacou a prefeita.
 
Itapecuru-Mirim
Outra unidade do Sine que foi vistoriada foi a de Itapecuru-Mirim, que está em fase de implantação. A vistoria da obra de reforma e adaptação do prédio foi realizada pelo secretário de Trabalho, acompanhado do vice-governador e do prefeito de Itapecuru, Magno Amorim.
A Agência do Sine de Itapecuru também terá uma sala de aula do Cetecma, garantindo a chegada antecipada de cursos de qualificação profissional no município. Além de oferecer a emissão da carteira de trabalho digital no município, a Setres e a prefeitura estudam uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública para a emissão do documento de identidade na agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário