segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lei Estadual de Incentivo à Cultura beneficia projetos culturais no Maranhão


Desde que começou a operar, de outubro de 2012 a janeiro de 2013, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura já contemplou 23 projetos, segundo informações da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Funciona nos mesmos moldes da Lei Federal, também conhecida por Lei Rouanet, que permite a empresas e cidadãos investir em cultura.
A Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que entrou em vigor em 2011, mas que começou a funcionar efetivamente a partir de 8 de outubro de 2012, se propõe a apoiar atividades e eventos de caráter artísticos, culturais e esportivos, selecionados por meio de projetos que são avaliados pela Secma.
Segundo a secretária executiva da Secma, Simei Santos, responsável pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, os projetos que são encaminhados à Lei de Incentivo são avaliados por uma comissão técnica e uma comissão de mérito, que analisam as documentações, de acordo com as regulamentações da Lei, relacionadas à cultura.
O primeiro projeto executado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura foi o "Festival de Música Popular" (Fesmap), do município de Pinheiro, que na sua 23ª edição contou com o patrocínio do Governo do Estado. No período carnavalesco de 2013, foram contemplados os processos do "Manobloco", da "Banda Bandida" e a 12ª edição do "Festival Maranhense de Música Carnavalesca".
Dentre os processos com duração de um ano, estão a "Banda do Bom Menino, do Convento das Mercês", o "Coral Canto Curumim" e "São Luís nos Quatro Cantos da Tela". Outros projetos ainda estão em processo de encaminhamento.
A "Banda do Bom Menino, do Convento das Mercês" oferece oportunidade a crianças e adolescentes por meio da música. Já o "Coral Canto Curumim", que é composto por 60 crianças de 4 a 13 anos, envolvidas no projeto de música do polo do Coroadinho, fez apresentações em eventos como a "Cantata Natalina" e o "Festival Maranhense de Coros (FEMACO").
O projeto "São Luís nos Quatro Cantos da Tela" consiste na elaboração de produções audiovisuais, ao capacitar e produzir curtas-metragens com alusão à cidade de São Luís. Este ano começa suas atividades ainda no mês de março.
Mais informações sobre a Lei Estadual de Incentivo à Cultura podem ser obtidas pelo telefone (98) 3226-1329 ou no portal da Secretaria de Estado da Cultura no endereço eletrônico - http://www.cultura.ma.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário