segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Prefeitos do Cerrado Sul e Região Tocantina reúnem com Sebrae a partir desta terça


Eventos são realizados em Balsas, Grajaú, Imperatriz e Açailândia com objetivo de fortalecer as parcerias institucionais

O Sebrae inicia, a partir desta terça-feira, 26, a programação do Encontro com Prefeitas e Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Maranhão. Os eventos desta primeira etapa acontecem nas Regiões do Cerrado Sul e Tocantina, tomando lugar nas cidades de Balsas (26/02), Grajaú (27/02), Imperatriz (28/02) e Açailândia (01/03).
A estratégia do Sebrae tem por objetivo fortalecer parcerias institucionais e ampliar o número de municípios que regulamentaram e implementaram a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.  Os encontros vão ser conduzidos pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA (CDE) e secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, acompanhado pela Diretoria Executiva da instituição, bem como pelo staff de técnicos das Unidades Regionais.
Além dos prefeitos, os eventos contam com a presença de secretários e autoridades municipais, representantes de bancos oficiais e de órgãos como universidades, Embrapa, Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
"Acreditamos no desenvolvimento sustentável, onde as mudanças afetam o presente e o futuro da população. O Sebrae equacionou seus projetos e soluções nessa perspectiva, buscando alcançar resultados que promovam o desenvolvimento local por meio dos pequenos negócios", sinaliza Cláudio Azevedo, ressaltando que o Sebrae não  trabalha sozinho. "A parceria entre o poder público, a população, os órgãos e instituições, a iniciativa privada e os bancos cria um ambiente favorável para que as mudanças aconteçam de maneira positiva na vida das pessoas e em benefício do município, com melhorias nos mais diversos aspectos".
Durante os encontros, o Sebrae vai premiar, com troféu e certificado, os prefeitos reeleitos dos municípios que tiraram a Lei Geral do papel em 2012. "Mais do que regulamentar, é importante que os municípios tenham a legislação implementada, o que favorecerá aos empreendedores locais usufruir dos benefícios nela previstos, tais como prioridade em compras públicas até R$ 80 mil, desoneração fiscal, mais facilidade na obtenção de crédito, acesso à tecnologia, formalização e outros", destaca Azevedo.
A agenda dos encontros com os gestores do executivo municipal continua até março, com a realização dos eventos em Santa Inês (05), Bacabal (06), Presidente Dutra (07), Caxias (08), São Luís (13), Chapadinha (19), Barreirinhas (20) e Pinheiro (21). Na capital São Luís, o encontro fará parte da programação do Seminário "Tribunal de Contas e o Desenvolvimento Local", promovido pelo Sebrae e os TCEs em todo o país, no sentido de consolidar a parceria das duas instituições em 2013 quanto à implementação da Lei Geral.
Desenvolvimento local
Yves Ribeiro, ex-prefeito de Paulista, município do estado de Pernambuco, acompanhará a comitiva do Sebrae na primeira semana dos encontros, ministrando a palestra "Desenvolvimento municipal baseado nos pequenos negócios". O palestrante destacará o quanto a vontade política pode ser decisiva para mudar a realidade local, promovendo o empreendedorismo e favorecendo, com isso, que a economia e a arrecadação municipal sejam representativas.
"O enfoque especial da palestra é voltado para a importância da Lei Geral como oportunidade para o município estruturar políticas públicas dirigidas ao desenvolvimento econômico e social local e territorial, bem como para os mecanismos que incentivam tal desenvolvimento. Além disso, faremos a apresentação do Projeto de Implementação da Lei Geral e dos instrumentos de apoio aos municípios para regulamentação e implementação da legislação", informa a gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Cristiane Corrêa.
Com uma carreira política iniciada em 1977 como vereador da cidade pernambucana de Igarassú, Yvez Ribeiro já foi prefeito das cidades de Itapissuma, Igarassú e Paulista - todos por dois mandatos.    Recebeu diversos prêmios no exercício de gestor municipal, dentre eles o de Prefeito Empreendedor do Estado de Pernambuco em 2010 e 2011, sendo finalista nacional em 2010 - a premiação é concedida pelo Sebrae com objetivo de  identificar, valorizar e difundir ideias criativas e efetivas que estimulem a implantação e o sucesso de micro e pequenas empresas nos municípios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário