terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Vaticano revela que Bento 16 usa marcapasso "há algum tempo"


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Sucessão Papal O papa Bento 16 usa um marcapasso "já há algum tempo" --sem especificar, exatamente, desde quando--, informou nesta terça (12) o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Segundo ele, porém, o pontífice não sofre de graves problemas de saúde e se encontrava lúcido e sereno ao anunciar sua decisão de renunciar ao posto.

O anúncio, feito em latim na segunda-feira, não era esperado por muitos membros do alto escalão da Igreja Católica e surpreendeu o mundo.
Não era de conhecimento público que o papa, 85, fazia uso do aparelho, que regular o batimento cardíaco. Lombardi afirmou também que, há três meses, Bento 16 passou por um pequeno procedimento cirúrgico, de rotina, para trocar as baterias do dispositivo. A operação, porém, não teria tido qualquer influência na decisão.
"As razões estavam em sua percepção de que suas forças estavam diminuindo com o passar da idade", afirmou à imprensa Lombardi.
Lombardi também afirmou que o papa se despedirá dos fiéis em 27 de fevereiro na praça de São Pedro.
"A última audiência-geral acontecerá em 27 de fevereiro na praça de São Pedro, porque seguramente comparecerão muitos fiéis para se despedir do Papa", explicou o porta-voz.
Lombardi confirmou que Bento 16 respeitará todos os compromissos fixados até 28 de fevereiro, data que determinou como fim de seu pontificado.
O Vaticano confirmou também que o pontífice receberá no sábado o presidente da Guatemala, Otto Pérez, a menos de duas semanas de deixar a função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário