terça-feira, 12 de março de 2013

Luis Fernando defende controle social nas gestões


Durante abertura do Encontro de Gestores Públicos, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, na manhã desta terça-feira (12), o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, defendeu o controle social nas administrações públicas.
Ele testemunhou aos gestores públicos a experiência que teve como prefeito de São José de Ribamar onde governou se utilizando das potencialidades do controle social.
─ O fator social é o mais importante para o gestor ter sucesso em sua administração. Em Ribamar, acabamos com aquela história de que conselho atrapalha prefeito. O cidadão não é somente destinatário das políticas públicas, ele é protagonista. Além de apoiar os conselhos, criando condições para eles funcionarem efetivamente, levamos os conselhos para dentro da gestão das políticas públicas na minha cidade ─ testemunhou.
Para Luis Fernando, controle e transparência devem envolver a participação efetiva da sociedade.
O controle mais efetivo que existe é o social e a transparência é um dever de todo gestor. Na hora em que se aliam desenvolvimento local, transparência e controle, são garantidas ao município ferramentas importantes para o novo caminho de desenvolvimento ─ declarou o secretário.

Luis Fernando (Infraestrutura), Cláudio Azevedo (Sebrae) e Edmar Cutrim (TCE)
O Encontro com Gestores Públicos, com o tema “O Desenvolvimento Local, Transparência e Controle: O Desafio da Nova Gestão Municipal”, é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estadual (MPE-MA e Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA).
Durante dois dias serão discutidos planejamento, transparência, controle social, acesso à informação, prestação de contas e oportunidades de negócios. A estimativa é de que 1.500 pessoas participem, entre prefeitos, presidentes de câmaras e gestores estaduais e suas assessorias técnicas.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim, se disse muito feliz com a presença do secretário Luis Fernando.
─ É uma satisfação estar com o Luis Fernando, não só por ele representar o Governo do Estado, mas por ser o grande técnico que é e por fazer questão de prestigiar o nosso evento ─ ressaltou Cutrim.

O Encontro com Gestores, que termina nesta quarta-feira, dia 13, conta com o apoio da Famem, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Banco do Brasil, Tribunal de Contas da União (TCU), Associação do Ministério Público Estadual (Ampem), Controladoria Geral da União (CGU) e Controladoria Geral do Estado (CGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário