Conheça a Câmara Municipal de Imperatriz

sábado, 25 de maio de 2013

Congresso de secretários de saúde começa nesta segunda-feira


Com o tema “Desafios Regionais para a Consolidação do SUS”, acontece, em São Luís, a partir desta segunda-feira (27) até quarta-feira (29), o I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste. O evento acontecerá no Rio Poty Hotel (Ponta d’Areia), com abertura, nesta segunda-feira (27), às 20h. Na mesma ocasião serão realizados, ainda, o IX Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Região Nordeste, o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde da Região Norte e o I Congresso das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão.  
Estão confirmadas para a abertura as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad; do subsecretário de Estado de Saúde, José Márcio Soares Leite, bem como de representantes de instituições como Conselho Nacional de Saúde (Conas), dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), entre outros.
De acordo com a presidente do Cosems Maranhão, Iolete Arruda, que preside o Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, o encontro servirá para discutir assuntos ligados às políticas públicas de saúde com olhar voltado para o financiamento e investimento diferenciado para as Regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A expectativa da presidente é que compareçam ao evento 1.500 profissionais da área de saúde e que os 217 municípios do Maranhão enviem seus representantes. “Nosso maior objetivo é possibilitar aos novos gestores a qualificação necessária para o encaminhamento das ações voltadas à saúde”, diz Iolete Arruda.
Ela explica que a intenção é fazer o evento anualmente. “Vamos reunir gestores em saúde de todo o Brasil, mas em especial do Maranhão e queremos, com isso, tornar o encontro anual, integrando-o ao calendário estadual”, pontua.

Programação
Cursos, oficinas, mesas redondas e palestras integram a programação que terá início, na segunda-feira (27) com a oficina Planejamento em Saúde, às 8h, com organização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MA). Neste mesmo dia acontece, também, a oficina Ministério da Saúde qualificação da atuação de SE-CIB e a oficina Ministério da Saúde Bases para o planejamento em Saúde. A noite segue a abertura oficial.
Na terça-feira (28) acontece a oficina Gestão do Trabalho e da Educação e os cursos Financiamento SUS: lei Complementar 141 e a gestão orçamentária e financeira dos Fundos de Saúde; Participação da Comunidade no SUS; O Horus como ferramenta de gestão na assistência farmacêutica; Atenção básica nas Regiões Norte e Nordeste; Contrato organizativo da ação pública da saúde; Vigilância em saúde; Redes de atenção e regionalização; e Saúde indígena.
No último dia do evento a programação contemplará a oficina Ações de alimentação e nutrição do SUS; Política de investimentos e financiamentos para municípios de pequeno porte e a mesa redonda O Programa Nacional de Qualificação da Assistência farmacêutica no SUS. Serão realizadas, ainda, as oficinas Atenção Básica nas Regiões Norte e Nordeste e Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde. Ao final do evento deverá ser expedida a Carta do Norte Nordeste.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário