sexta-feira, 10 de maio de 2013

Estreito, aos 31 anos, juventude e desenvolvimento



Distante 752 quilômetros de São Luís, com 35.835 habitantes, localizada na divisa com o estado do Tocantins, Estreito vive hoje uma intensa maratona de inaugurações de obras concluídas nos primeiros 100 dias de administração do prefeito Cicero Neco de Morais “Cicn” (PMDB). O prefeito apresenta a população estreitenses e aos convidados um balanço positivo e com uma aceitação pela população nunca antes vista na história do município. Muitos desses convidados já chegaram a cidade desde o inicio da semana para conferir a transformação ocorrida no município, que comemora amanhã (12) 31 anos de emancipação política.
Ao assumir a prefeitura de Estreito o prefeito Cicero Neco (Cicin) juntamente com Cassio Batista, secretário municipal de Administração, Finanças, Gestão, Fazenda, Planejamento, depararam-se com uma situação incomum, vários servidores afastados, atestados médicos duvidosos, licenças que expiravam o prazo legal, servidores que alegavam doenças que impossibilitavam exercer sua função no município e gozavam de afastamento remunerado, enquanto trabalhavam em outros municípios normalmente, outros com cargos e funções desviadas das que originalmente deveriam estar lotados. Visando uma regularização de todos os casos e o conhecimento das funções exercidas e lotações ocupadas, foi determinado por decreto municipal que os servidores municipais deveriam comparecer pessoalmente, portando os documentos pessoais para proceder um recadastramento. Com isso, a gestão atual conseguiu moralizar e resolver um problema antigo, está havendo uma economia na folha de pagamento, pois os que não compareceram e os atuais tiveram seus salários revistos
Algumas ações que estão transformando Estreito
Para a zona rural, a Prefeitura Municipal de Estreito por meio da Secretaria Municipal de Agricultura fez a entrega de mais de 4,5 toneladas sementes de arroz e milho aos produtores do Município. O objetivo é incentivar a produção local e dar condições para que os pequenos produtores priorizem a agricultura familiar, com a finalidade de auxiliar a agricultura no município, aquecendo assim a economia local.
Regularização
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Departamento de Tributos do Município desenvolveram ações visando regularizar e renovar as licenças e alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais em Estreito. Bares e restaurantes receberam atenção especial quanto ao horário de funcionamento, higiene e sanidade, segurança e cumprimento as regras de utilização de som em festas. Orientação que foi feita de forma incisiva pelo Secretário Bruno Ramoelc a todos os comerciantes e licenciados, enquanto o Departamento de Tributos fez uma força tarefa para regularizar aqueles que não obtinham alvará e renovar os que estavam vencidos. Os carros de Som e Publicidade volantes também receberam orientações e participaram de reuniões onde foi ministrado legislação e direito de seus proprietários.
Educação
Para integrar os profissionais da educação com novas ferramentas a prefeitura de Estreito, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou a semana Pedagógica 2013. Profissionais da educação e a comunidade participaram ativamente de atividades e dinâmicas que resultaram em conhecimento que será aplicada em sala de aula. A Secretária de Educação Maria Jozileia participa ativamente de todas as ações realizadas, sendo, assim, possível debater, trocar ideias e solucionar problemas.
Alunos da Rede Municipal de Educação tem agora uma alimentação balanceada acompanhada por Nutricionistas com produtos de qualidade. Hoje os alunos fazem uma refeição na escola ao invés de um lanche. Para a aquisição dos produtos utilizados na alimentação dos alunos foi feito uma criteriosa demonstração dos produtos, onde estavam presentes pais, alunos, entidades representativas e o Conselho Municipal da Merenda Escolar. Em parceria com Secretaria de Agricultura está sendo cultivada uma horta que já está em plena produção e reforço na merenda escolar.

Transporte Escolar
Conforto e segurança para os alunos da Rede Municipal de Educação. Três ônibus novos para transporte de alunos já foram entregues pela atual administração, dois na zona rural e um na cidade, veículos que são resultado do trabalho e negociações do Prefeito Cicero Neco junto a órgãos e convênios. Alunos que antes viajavam mais de 30 km em caminhonetes, agora chegam mais rápido na escola. Os ônibus contam com assentos confortáveis, cintos de segurança, iluminação, sistema de ventilação, saídas de emergência e estão adaptados para alunos com necessidades especiais.
Esporte
O Governo da Reconstrução investe em Esporte e Lazer! O Estádio Padeirão, Quadra da Cidadania, Estádio Municipal, Quadra da Vila, todos receberam obras de melhoria e manutenção. A quadra da Vila recebeu cobertura e piso novo, a praça em volta da quadra recebeu calcamento e novo visual. O Estádio Municipal “Professor Sabiá” recebeu obras de iluminação, melhoria do gramado, arquibancadas e alambrado, a Quadra da Cidadania terá piso novo e novo visual, o Padeirão, também, será foi com colocação de grama e reforma geral.
Reurbanização
Novo calçamento, obras de paisagismo, reordenação de comércios e iluminação, algumas das ações do Governo da Reconstrução executados em praças e logradouros públicos. Implantação de lixeiras e placas visando a conscientização da população em relação a limpeza e conservação, padronização de comércios de alimentos nas praças, proporcionando melhor estrutura e organização para todos os proprietários e usuários.
Ruas e Avenidas limpas, coleta de lixo periódica, limpeza de lotes e matagal, ações que deixam a cidade mais limpa. A gestão atual trata a limpeza publica como prioridade, não somente pela estética da cidade, mas também visando a saúde dos moradores. Os funcionários tem equipamentos obrigatórios de segurança para trabalhar, caminhões adequados fazem a coleta do lixo nas ruas da cidade, maquinas e funcionários limpam e podam o mato em terrenos e lotes para evitar a presença de insetos e proliferação de pragas.
Onde antes haviam ruas esburacadas hoje estão vias pavimentadas, com meio fio e limpas. Canteiros em avenidas e praças floridas dão as boas vindas aos visitantes. (Ascom/Estreito)








Nenhum comentário:

Postar um comentário