terça-feira, 20 de agosto de 2013

Sine em Estreito dá início a turmas de qualificação


O secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária do Estado, José Antônio Heluy, esteve no município de Estreito no dia 15. Ele foi visitar as turmas iniciais de qualificação profissional promovidas pela parceria entre o Sistema Nacional de Emprego do Maranhão (Sine-MA) e o Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), que tiveram início na mesma semana. Heluy foi recebido pelo prefeito de Estreito, Cícero Neco, o Cicinho, e pela coordenadora do Sine-MA no município, Clenna Rejane.
São 180 jovens, de 18 a 29 anos, que participam das turmas de formação em Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Marketing e Vendas, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
De acordo com a monitora Poliana Moreira, as turmas têm demonstrado muito interesse pelo conteúdo apresentado. “Temos alunos mais jovens e um pouco mais maduros, mas o interesse que eles mostram pelo conteúdo é muito grande”, avaliou.
As aulas no Cetecma são ministradas via satélite, sendo que a transmissão é feita a partir de São Luís, pela Univima. Segundo o secretário de Trabalho, a preocupação do Governo do Estado é levar conhecimento e treinamento profissional a todos os lugares do Maranhão.
“O Estado está crescendo, recebendo investimentos de grandes empresas e a contrapartida do Governo é preparar nossa população para aproveitar as oportunidades abertas por estes novos e grandes empreendimentos”, afirmou Heluy.
Para o prefeito Cicinho, a presença do secretário do Trabalho em Estreito traduz o interesse do Governo do Estado em apoiar o desenvolvimento do município. “Temos muito a crescer e contamos com a ação forte e definitiva do Estado dentro de nossa cidade”, declarou o prefeito.

Visita a Câmara
José Antônio Heluy visitou a Câmara de Vereadores O Poder Legislativo de Estreito também recebeu Heluy, que apresentou as atividades da Setres e do Sine-MA voltadas para os municípios maranhenses. Dentre as ações a serem desenvolvidas em Estreito está, também, a Oficina de Orientação Profissional, que passou a ser ministrada em São Luís e logo deverá ser ampliada para as outras 14 cidades que contam com o serviço.
Segundo a coordenadora da agência do Sine-MA em Estreito, o serviço tem sido muito procurado na cidade, consolidando o trabalho e a parceria que a Setres tem desenvolvido com a Prefeitura de Estreito.
“Em pouco mais de dois meses de atividades em Estreito já temos mais 200 trabalhadores colocados no mercado de trabalho e mais de 1.800 cadastrados, comprovando a credibilidade e a confiança que temos inspirado para nossa população”, informou Clenna Rejane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário