quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Secretário da Agricultura participa da VI EXPOCAPRIL


O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA), Cláudio Azevedo, participará, nesta sexta-feira (15), da abertura oficial da VI Expocapril – Exposição de Ovinos e Caprinos, no município de Bequimão, na região da Baixada Maranhense.
O evento é realizado pela Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão, com o apoio do Governo do Estado e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MA), e acontece até o domingo (17.11), no Parque de Exposições Expocapril, na sede do município.
Na programação do evento estão incluídos exposição, julgamento e leilão de animais, palestras tecnológicas, competição Laço do Bode, desfile da Garota Expocapril, além de shows musicais.
“Eventos como esse são importantes porque incentivam a atividade, o melhoramento genético dos animais e apresenta novas tecnologias de manejo, coisas que às vezes não são de acesso fácil para os criadores”, destaca o secretário Cláudio Azevedo.
O melhoramento genético dos animais nos municípios é fato. Há cerca de cinco anos, os ovinos e caprinos da região pesavam, em média, 6 quilos cada. Hoje em dia, os animais criados no município chegam a pesar uma media de 15 quilos.
A participação de animais e o volume de comercialização na feira também têm aumentado. Na edição do ano passado participaram cerca de 300 animais, com um volume de negócios na ordem de R$ 32 mil. Nesta VI Expocapril, a organização espera receber cerca de 500 animais e a expectativa é que o volume de negócios supere a marca do ano passado.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA) também estará presente no evento realizando as atividades de recepção e fiscalização dos animais que participarão da feira. Segundo dados da agência, o Maranhão possui um rebanho de 145.099 ovinos e 133.752 caprinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário