quarta-feira, 12 de março de 2014

Carnaval de Estreito superou expectativa de público em cinco noites de folia



Foi mesmo para ficar na história da cidade e da região sul do estado, como o melhor carnaval realizado pela prefeitura de Estreito. O evento está sendo considerado o mais organizado e com maior número de público em todas as noites de folia. Segundo dados da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Estreito, cerca de 15 mil pessoas passaram pelo corredor da folia todas as noites no período de 28 de fevereiro a 4 de março.
O serviço de segurança privada contratado pela Prefeitura, reforçado pelo trabalho feito pela Polícia Militar garantiu a tranquilidade da festa, não tendo sido registrado nenhum incidente de natureza grave. Com o apoio dado pelo Corpo de Bombeiros no tocante a fiscalização nas instalações de redes elétricas nas barracas de venda de alimentos e bebidas instaladas no circuito do carnaval e no palco, também contribuiu para que os números no setor segurança se consolidassem ainda mais.
Todas as secretarias da prefeitura foram convocadas para dá suporte ao evento, envolvendo equipe formada por mais de 30 pessoas que fizeram parte da comissão organizadora. O empenho de cada servidor contribuiu para o sucesso do carnaval, que para muitos já deixou saudades.
Além da Secretaria de Saúde que levou equipe de médicos, enfermeiros e paramédicos, equipados com ambulâncias de suporte básico e avançado para atender casos de emergências e urgências, a Secretaria de Meio Ambiente teve papel fundamental durante a festa. Todos os cuidados com a manutenção da área da festa e padronização de barracas, e até higienização da área, para manter o ambiente limpo e atrativo para agradar ainda mais o folião da cidade e turistas que vieram de diversas cidades e de vários estados, incluindo Pará, Tocantins, Goiás, Piauí e Ceará.
Foram atrações do carnaval em Estreito: Além da jardineira elétrica que puxou o bloco da melhor idade na tarde de sexta-feira (28), bandas de Axé e Forró Elétrico até duplas sertanejas foram contratadas pela prefeitura para animar o público durante a festa. Os destaques foram para as contratações de Henrique e Juliano, Gean e Genaldo e Felipe e Matheus que agitaram a noite de segunda-feira (3) na cidade de Estreito por onde passaram também as bandas Timbalaiê, Zero Hum, Chicana, Mister Axé e as pratas da casa Banda DNA, Pedro e Melque, Galego e Cia Desejo Musical.
Em reunião feita com a equipe de Governo uma semana depois do Carnaval, o Prefeito Cicero Neco Morais fez avaliação positiva sobre a atuação de todos durante a festa e destacou a importância de se promover eventos públicos com qualidade, sem esquecer que o sucesso da festa quem faz é o publico, mas, os organizadores têm de ter o cuidado de fazer tudo bem feito para que o público fique satisfeito. Ele também lembrou os parceiros que contribuíram destinando verbas para o pagamento de despesas referentes à contratação de toda a estrutura de som, palco, luz e as atrações musicais que foram responsáveis pela animação do folião durante o carnaval.
O comercio, principalmente nos setores de alimentos, bebidas e prestação de serviço na rede hoteleira teve aquecimento nas vendas e nos negócios. Além dos comerciantes informais que se instalaram no circuito do carnaval para vender alimentos e bebidas, as distribuidoras e supermercados da cidade, tiveram crescimento nas vendas à vista, estimado pela comissão organizadora do carnaval, em mais de 30% antes e durante o evento. A prefeitura de Estreito além de organizar a festa deu uma contribuição extra, antecipando o pagamento de servidores públicos municipal, injetando mais dinheiro na economia da cidade, dando oportunidade para que todos pudessem se divertir durante a festa com independência financeira.

CARNAVAL DOS EVANGÉLICOS

O carnaval dos evangélicos de Estreito é comemorado de forma diferente em termos de organização. Cada Igreja se responsabiliza em fazer sua programação, mas, em uma coisa elas são iguais: no tratamento dado pelo Poder Público no tocante ao apoio financeiro para realização de festas, retiros e montagem de acampamento etc.
Pelo segundo ano consecutivo o prefeito Cicero Neco se reúne com líderes evangélicos e religiosos para ajudar promover a festa dos que não pulam carnaval, mas, se dedicam o tempo todo durante o período momesco para agradecer a Deus e com suas rezas e orações pedirem proteção a quem organiza e dança na festa carnavalesca.
Estreito é considerado a única cidade do Brasil, em que o prefeito garante apoio financeiro para seguimento religioso durante o período de carnaval e em outros períodos festivos, foi o que afirmou o Secretário de Cultura da Prefeitura de Estreito, Roberto Carlos, durante reunião de avaliação da festa.
*Por Nardele Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário