terça-feira, 29 de abril de 2014

Sagrima lança campanha de vacinação contra Aftosa

Nesta quinta-feira (1º), será iniciada a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo país. O lançamento oficial da campanha no Maranhão será realizado na Fazenda São Francisco, em Presidente Dutra, e será realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e sua vinculada Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA).
A região de Presidente Dutra destaca-se pela presença forte da pecuária de corte. Os municípios que integram a Unidade Regional da Aged/Presidente Dutra concentram um rebanho de 430.395 cabeças de bovinos e bubalinos, das quais 95,8% foram imunizadas na última campanha de vacinação realizada em novembro do ano passado. 
O período oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa é de 1º a 31 de maio. Após esse prazo, os criadores, ainda, terão mais 15 dias para comprovar a imunização de seus rebanhos nos escritórios da Aged.
O criador que não vacinar o rebanho ou não comprovar a imunização está sujeito a multas e ficará impedido de movimentar o rebanho fora da área da propriedade.
Ainda durante a campanha de vacinação, entre os dias 25 a 30 de maio, acontecerá em Paris (França), a 82ª Assembleia Ordinária da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que deve confirmar a certificação internacional do Maranhão e mais seis estados nordestinos e o Pará como zonas livres de febre aftosa com vacinação.
O novo status sanitário, apesar de não extinguir a obrigatoriedade de os criadores vacinarem seus rebanhos bovinos e bubalinos, permitirá a comercialização da carne maranhense com todos os estados da federação e com os principais mercados internacionais compradores como Estados Unidos e Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário