segunda-feira, 9 de junho de 2014

A nutricionista Neusa Araújo indica petiscos saudáveis para os jogos da Copa




         Em época de jogos da Copa, muitas pessoas costumam exagerar nas bebidas alcoólicas e nos petiscos gordurosos e cheios de sódio. A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Unisulma, Neusa Araújo indica opções saudáveis e coloridas para substituir quitutes altamente calóricos. Veja algumas dicas:
         Espetinho de frutas - Em um palito de churrasco insira frutas como Kiwi, carambola, uva verde, pedaços de manga em cubos, melão amarelo, azeitona e queijo. O aperitivo é saboroso e leva as cores do Brasil.
         Salada - Cozinhe no vapor brócolis, couve-flor e cenoura, complemente com pequenos pedaços de cebola e pimentões verde e amarelo. Tempere com pouco sal, limão e azeite de oliva. O prato fica bem colorido e é rico em minerais e vitaminas.
         Sucos - A cerveja além de render calorias extras, favorece a desidratação e dificulta a recuperação muscular. O ideal é alternar com bastante líquidos, água, sucos ou chás. Os sucos naturais devem ser preparados minutos antes de servir. O suco de abacaxi com hortelã é bem digestivo. Para preparar descasque o abacaxi e bata no liquidificador com as folhas de hortelã, coloque a água, o açúcar e pedras de gelo. Bata por 3 minutos.
         Patê de cenoura - Para substituir outros patês temos o de cenoura que é feito com 1 cebola, 3 cenouras, cheiro verde, 3 colheres de sopa de maionese light e sal. Para preparar descasque a cenoura e a cebola, corte todos o ingredientes e bata no liquidificador até formar uma pasta.
         Pipoca amarelinha – A pipoca é fonte de carboidratos, para evitar que a pipoca fique muito calórica deve ser reduzido o óleo e evitar o uso de queijo ralado, manteiga e molhos. Coloque o milho em uma pipoqueira ou em panela com pouquíssimo óleo, uma colher de chá de açafrão e acrescente pouco sal. No microondas coloque pouco milho de pipoca dentro de um saquinho de papel (de pão) e deixe estourar normalmente. Sirva a pipoca amarelinha em tigela verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário