quinta-feira, 3 de julho de 2014

Secretario de Agricultura participará da Cavalgada da Expoimp

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, participará da 23ª Cavalgada, que marca o início da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). O evento acontecerá até o dia 13 de julho no Parque de Exposições da cidade, com uma vasta programação que inclui rodeio, shows artísticos, leilõese torneio leiteiro.
A Cavalgada terá início às 9 horas, partindo da Praça da Cultura, com previsão de chegada às 14hs no Parque onde será realizada a Expoimp. "A região tocantina é muito forte no setor produtivo, sobretudo na pecuária e a Sagrima e a Aged [Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão] participam há anos da Expoimp e neste ano, em que o Maranhão foi certificado internacionalmente como zona livre de febre aftosa, realizaremos um evento na sexta-feira, em homenagem a alguns gestores da Aged e aos criadores, sindicatos e associações que foram parceiros nesta importante conquista da pecuária maranhense", informou Cláudio Azevedo.
De acordo com dados da Aged, o rebanho da região tocantina - que compreende 25 municípios das regionais de Açailândia, Balsas, Barra do Corda e Imperatriz -, é de 2.592.965 bovinos e bubalinos. O total do rebanho maranhense é de cerca de 7,5 milhões de bovídeos.
A Sagrima e a Aged também marcam presença na Expoimp com a instalação de um estande onde serão mostradas as ações desenvolvidas pelo órgão em todo o estado do Maranhão.
O visitante do estande terá informações sobre as ações da Aged de combate à aftosa que resultaram na classificação de zona livre, o programa de erradicação da raiva em morcegos herbívoros e a inspeção sanitária de produtos de origem animal e vegetal e também das ações da Sagrima, dentre elas, a entrega de kits de irrigação, tanques de resfriamento de leite, sementes certificadas de arroz, milho, feijão e hortaliças.
A Aged trabalhará no estande com o Projeto Fazendo Educação, voltado para crianças com atividades depapertoy, que consiste na montagem e pinturas de animais que fazem parte dos programas da Aged, além da orientação dos técnicos do órgão estadual.
Faz parte ainda das ações da Aged na Expoimp, a fiscalização dos animais que participam da feira, que são vistoriados por médicos veterinários e técnicos que exigem documentos como a comprovante de vacinação da febre aftosa, Guia de Trânsito Animal (GTA) e todas as documentações zoosanitárias previstas, de acordo com cada espécie.
Com a classificação internacional do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa, a expectativa é de que aumente a participação do número de animais de outros estados na Expoimp, já que não há mais restrições ao trânsito de animais do Maranhão dentro do território nacional, seja para abate ou para participação em feiras agropecuárias, pois antes estes animais tinham que cumprir quarentena.

Confira a programação da Expoimp 2014

SHOWS
5/7 – Detonautas;
6 /7 – Gabriel Gava;
7/7 – Samuel Mariano (Noite Evangélica);
8/7 – Ministério Adoração e Vida (Noite católica);
11 de julho – Flávio José;
12 de julho – Caviar com Rapadura;
13 de julho – Eduardo Costa.

LEILÕES
6/7 – 11h – 1º Leilão de Gado Leite Palate;
7/7 – 17h – 12º Leilão Alta Genetics de Bezerros;
8/7– 20h – 3° Leilão Comitiva da Amizade;
9/7 – 20h – 4º Leilão Nelore Produção Vale do Mutum (Reprodutores e vacas);
10/7– 20h – 4º Leilão Mangalarga Marchador;
11/7 – 20h – 4º Leilão Fazenda Arco-Íris e convidados;
12/7 – 12h – 10º Leilão Vale do Mutum e convidados.

RODEIOS 
09/07 – 20 montarias em touros e 10 em cavalos;
10/07 – 18 montarias em touros e 8 em cavalos;
11/07 – 15 montarias em touros e 8 em cavalos;
12/07 – 12 montarias em touros e 8 em cavalos.

Torneio Leiteiro –A competição acontece entre os dias 9 e 12 de julho.

Julgamento de Animais –O Sinrural registrou um número recorde de inscritos na competição, com representantes dos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins, Goiás e São Paulo.

De 8 a 11 julho, os animais serão pesados e cada um vai se apresentar diante da comissão julgadora, que também é formada por técnicos da ABCZ.

Contatos:
Assessoria de Comunicação da Sagrima
Raquel Araújo (98) 9976-4240.
Vitória Castro (98) 9973-0066.

Nenhum comentário:

Postar um comentário