quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Palate intensifica medidores da qualidade do leite


Para atender a legislação vigente sobre ausência de resíduos e outros agentes inibidores de crescimento microbiano, os Laticínios Palate intensificaram juntos aos produtores as orientações presentes na normativa 62/2011 – regulamento técnico de identidade e qualidade do leite cru refrigerado.
De acordo com a norma, até julho deste ano os indicadores de Contagem Bacteriana Total (CBT) que atualmente podem estar na faixa de 600 mil unidades de colônia formadora por grana, devem cair para 300 mil e a Contagem de Células Somáticas (CSS) deve cair de 600 para 500 mil.
“Nós como empresa levamos essa informação ao produtor, fazemos um monitoramento mensal porque é uma obrigação legal mandar amostra uma vez por mês para o laboratório externo e quando esses indicadores retornam, apresentamos aos produtores para eles terem acesso à qualidade do leite produzido por eles”, explica o gerente de Laticínios da Palate, José Paulino Siqueira.
Ele disse ainda que desde ano passado a empresa trabalha para se enquadrar na nova meta. Para intensificar o padrão de qualidade, o laticínio informou aos produtores que em casos positivos de resíduos de antibióticos no leite comprado a coleta será suspensa imediatamente até que o novo resultado para presença de antibióticos seja negativo.
O leite coletado pela empresa que apresentar resultado positivo para o resíduo de antibiótico será descaracterizado e descartado conforme legislação. E caso o leite apresente resultados positivos para teste de antibióticos quatro vezes em um período de três meses a coleta será interrompida definitivamente.
Esta condição também será aplicada para adulterantes, conservantes e reconstituintes da densidade do leite tais como: cloreto, sacarose, amido, peróxido de hidrogênio, álcool etílico, formol, soda, bicarbonato de sódio e água.
O leite recebido deverá atender a legislação vigente, de acordo com IN62/2011/MAPA, no que tange aos parâmetros de identidade e qualidade, para: gordura, densidade, acidez, ESD, crioscopia, proteína, CSS (Contagem de Células Somáticas) e CBT (Contagem Bacteriana Total).

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário