sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Hildo Rocha apresenta dez motivos em favor da Refinaria

Dez argumentos em favor da Refinaria...

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB-MA) usou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 12, para defender a retomada das obras de construção da Refinaria Premium I no Estado do Maranhão. Munido de informações consistentes e dados técnicos precisos, o parlamentar fez um contundente pronunciamento no qual apresentou os principais argumentos que, segundo o parlamentar, justificam a retomada das obras. Os argumentos essenciais apresentados no longo pronunciamento estão compilados nos dez tópicos abaixo enumerados.

01. O Maranhão possui infraestrutura adequada para receber o empreendimento. O Maranhão é o único Estado do Nordeste que possui três ferrovias – Transnordestina, Carajás e Norte-Sul. Mais de 90% dos municípios maranhenses estão interligados por estradas asfaltadas de boa qualidade, o porto do Itaqui e temos um dos melhores do mundo.

02. A construção das refinarias é uma necessidade inadiável. A capacidade de produção do parque de refino instalada é insuficiente para atender a crescente demanda. De 2000 a 2005 o Brasil aumentou em 43% a importação de combustíveis, fato que confirma a necessidade de instalação de novas unidades produtoras.

03. Impactos na balança comercial. A construção das quatro refinarias tornará o Brasil autossuficiente no refino de petróleo. O adiamento ou cancelamento das obras continuará provocando impactos negativos na balança comercial.

04. Localização Geográfica adequada. O parque de refino está concentrado no Sul e Sudeste que abriga 82% da capacidade produtiva instalada, mas os estados do Norte, Centro Oeste e Nordeste consomem 40% do todo diesel vendido no Brasil. Portanto, o Maranhão possui localização estratégica.

05. O Maranhão honrou os compromissos assumidos com a Petrobras. O Estado investiu 26 milhões de reis provenientes de recursos do Tesouro estadual; fez a doação de uma área 20 km2; construiu duas vilas residenciais, para abrigar as famílias que moravam no local destinado à obra; construiu uma escola regime de integral de funcionamento, para atender às crianças que residem no local; posto de saúde; estrada de acesso; realizou todos os procedimentos indispensáveis para a obtenção do licenciamento ambiental e até hoje, paga salários para lavradores que moravam na área impactada.


06. Geração de empregos. Entre os benefícios decorrentes da implantação da Refinaria Premium I está a criação de até 25 mil empregos durante o pico da obra e 1,5 mil empregos para a operação da unidade.

07. A causa das refinarias é do povo brasileiro. Essa luta é de todos os brasileiros, estamos diante de uma questão que afeta o Maranhão e o Brasil. As refinarias precisam ser instaladas para que possamos conter o aumento da inflação que está chegando. Portanto, não é algo pensado com o intuito de agradar políticos do Maranhão, do Ceará, do Rio de Janeiro e de Pernambuco. A instalação das refinarias é uma causa do povo brasileiro.

08. Luta apartidária. O empreendimento, desde a sua origem, contou com o apoio e o empenho de diversas lideranças politicas do nosso Estado. Não fosse pela importância social jamais uniria em torno de si políticos de todas as correntes ideológicas e partidárias.

09. País não pode ser punido por causa dos percalços gerenciais da Petrobras. O dinheiro roubado da Petrobras tem que ser devolvido e aplicado na construção das refinarias.

10. O apelo final. “Conclamo os pares desta Casa a se empenharem junto à sociedade brasileira e ao governo, no sentido de fazer com que a Petrobras continue sendo uma empresa comprometida não com o mercado, mas com o bem-estar de todos, principalmente das regiões menos desenvolvidas do Brasil, de forma a promover maior integração nacional”, ressaltou Hildo Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário