quarta-feira, 25 de março de 2015

Campanha da Fraternidade é divulgada durante sessão da Câmara Municipal

Raimundo Primeiro

No final dos trabalhos legislativos desta terça-feira, 24, o vereador José Carlos Soares Barros (PTB), presidente da Câmara Municipal, falou sobre a presença de coordenadores da Campanha da Fraternidade em Imperatriz na Casa de Leis, durante “Tribuna Popular”, solicitada pelo vereador Carlos Hermes (PCdoB), destacando a importância que o evento tem para a sociedade, já que seus objetivos permanentes são despertar o espírito comunitário e cristão do povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum.
José Carlos Soares observou, a propósito, que os objetivos do vereador Carlos Hermes foram atingidos, tendo em vista que a exposição feita pelos coordenadores da Campanha da Fraternidade em Imperatriz conseguiu fazer com que os parlamentares e populares presentes aos trabalhos da manhã de ontem, da Câmara Municipal, entendessem a real finalidade da ação, desenvolvida há 53 anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Agora em 2015, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade, Igreja e Sociedade” e como lema “Eu vim para servir”, visando aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Vaticano II, uma série de conferências, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus, identificando as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecendo parâmetros e indicadores para a ação pastoral.
“Atendemos ao pedido feito pelo vereador Carlos Hermes e, assim, ficamos felizes com a vinda, aqui na ‘Tribuna Popular’, dos membros da Igreja Católica parando sobre a Campanha da Fraternidade. Estamos mostrando, desta forma, que a Casa está cumprindo com o propósito de trazer, cada vez mais, a participação dos vários setores da sociedade. Um tema importante, com certeza”, reforçou.
O vereador José Carlos Soares aproveitou para lembrar que sua formação religiosa é católica, assinalando ter “nascido e crescido na Paróquia São Francisco de Assis”, localizada na rua Luís Domingues (praça Brasil), na região central de Imperatriz. “Os meus filhos, também, receberam educação religiosa, através da Igreja São Francisco”.
Da sessão com “Tribuna Popular” da Câmara Municipal participaram o padre Antonio José, da Paróquia Santa Inês, situada no bairro Santa Inês, e Eduardo Camberiba. “É importante o envolvimento de todos, pois sem a participação do povo, dos leigos e das leigas, a campanha não acontece”, afirmou Eduardo Camberiba, acrescentando que as ações da Campanha da Fraternidade estão acontecendo desde o início do ano e a Coordenação já tendo visitado os 13 municípios que integram a Diocese de Imperatriz.


ENTREVISTA
Padre Antonio José: “Nos próximos dias, as ações serão intensificadas”

Membro da Comissão Coordenadora da Campanha da Fraternidade 2015 em Imperatriz, o padre Antonio José, da Paróquia Santa Inês, localizada no bairro Santa Inês, fala sobre os trabalhos que estão acontecendo e o que será colocado em prática nos próximos dias, com a finalidade de atingir os objetivos traçados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A seguir, confira entrevista na íntegra.

Qual o objetivo de vocês?
Padre Antonio José – O nosso objetivo é fazer com que a nossa mensagem chegue aos diversos setores da comunidade de Imperatriz, por meio da proposta de Cristo, através da Campanha da Fraternidade, afirmando: ‘que Igreja e sociedade possam ficar juntas, aprofundando o Evangelho com diálogo’. Trata-se um serviço em prol da sociedade brasileira, em atendimento ao próprio Reino de Deus.
E sobre as ações? Como os trabalhos estão acontecendo?
Padre Antonio José – O trabalho é no sentido de que a Campanha da Fraternidade seja levada para os vários setores da sociedade. Um dos objetivos é, principalmente, a Reforma Política. Estamos colhendo assinaturas nas comunidades, nas paróquias. Queremos uma reforma eficaz.
E sobre o encontro com os vereadores?
Padre Antonio José – Fomos muito bem recepcionados pelos vereadores de Imperatriz. Que a mensagem de Cristo, ilumine os corações deles [vereadores] e que eles possam contribuir ainda mais com a sociedade, que grita por ruas melhores, educação de qualidade; o direito de ir e vir, como diz a Constituição Brasileira.
Qual o ponto máximo da Campanha da Fraternidade?
Padre Antonio José – A Campanha acontece durante o ano todo, mas sua intensidade ocorrerá agora, nos próximos quarenta dias. No próximo domingo, teremos o Domingo de Ramos e a Coleta da Solidariedade, por meio da qual arrecadamos, visando o desenvolvimento dos projetos da campanha, aprovados e apoiados anualmente, em níveis local, regional e nacional.  (Raimundo Primeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário