sexta-feira, 8 de maio de 2015

IEL completa 45 anos no Maranhão e ganha nova unidade em Imperatriz



Estrutura passará a atender empresários e estudantes da região nas áreas de
 Educação Executiva, Carreiras e Estágio e Gestão Empresarial
I
 O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, inaugurou, na noite da última terça-feira, 5, em Imperatriz, a nova Unidade do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema FIEMA responsável por promover a interação entre centros de conhecimento e setor produtivo. A inauguração foi uma das ações programadas, em maio, para comemorar o mês da indústria e também celebra os 45 anos de implantação do Instituto no Estado do Maranhão.
Na oportunidade, também foi assinado um protocolo de intenções que firma parceria entre IEL, FIEMA, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Sindicato das Indústrias de Madeiras e Móveis de Imperatriz e Região (Sindimir) e a indústria Suzano Papel e Celulose para a realização do MBA em Gestão Empresarial do IEL em Imperatriz.
“Estamos expandindo as ações do IEL na região sul do Maranhão, colocando à disposição do empresariado ferramentas de educação capazes de aumentar a competitividade das indústrias aqui instaladas, especialmente em gestão empresarial, que é uma área em que as empresas precisam avançar aqui no Estado, nas oportunidades de estágio para a indústria e capacitação para líderes e executivos”, afirmou o presidente da FIEMA.
A inauguração teve a participação de autoridades, empresários de Imperatriz, Balsas, Açailândia e Estreito, universidades, gestores públicos, além de diretores, presidentes de sindicatos filiados à FIEMA e gestores do SESI, SENAI e Federação na região.
PRÉDIO – A nova sede do IEL dispõe de uma estrutura com recepção, duas salas de treinamento e uma sala de reunião, amplas e climatizadas, além de copa e banheiro, para atender indústrias, empresas e estudantes de Imperatriz. Antes, o trabalho era realizado em uma sala dentro do Escritório da FIEMA que funciona na cidade.
“Agora o IEL está com a capacidade aumentada na região para atender uma demanda já existente do empresariado, e vem somando forças com o SESI, SENAI e Federação, entidades do Sistema FIEMA já atuantes em Imperatriz”, ressaltou o superintendente do IEL e diretor regional do SENAI, Marco Antônio Moura da Silva. “Nos últimos 6 anos, mais de 15 mil estudantes participaram de ações de interação promovidas pelo IEL entre os centros de conhecimento e setor produtivo no Maranhão, inclusive aqui na região. Entre elas estão contabilizadas o Programa de Orientação Estudantil, Encontro Maranhense de Estágio e o Indústria de Talentos, serviços que agora também irão atender a região de Imperatriz”, complementou.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, participou da inauguração e recebeu o investimento em nome dos presentes. “Louvamos esta ação da Federação das Indústrias e do empresariado de Imperatriz e agradecemos o apoio que a FIEMA tem dado à cidade”, comentou Madeira.
Para o gerente de Recursos Humanos da Suzano Papel e Celulose, Almir Chimetto, a ampliação das ações do IEL em Imperatriz é importante para as empresas da região. “O empreendimento é bem-vindo, pois sabemos o quanto as parcerias nos permitem ter pessoas cada vez mais habilitadas a trabalhar em nossas empresas. São ações que desenvolvem as indústrias e a região”.
NÚMEROS – Criado em 1970 no Maranhão, um ano após a criação do IEL Nacional, o Instituto homenageia o empresário mineiro Euvaldo Lodi, que teve extensa atuação tanto na iniciativa privada como na área pública, trabalhando pelo desenvolvimento industrial do País.
O objetivo da entidade é articular a integração entre o setor produtivo, os centros de conhecimento e de fomento à pesquisa e inovação. Para proporcionar ainda mais ganhos à gestão, o IEL atua como interface entre a demanda empresarial e a oferta de conhecimento.
Nos últimos seis anos, o IEL-MA encaminhou 6.293 estudantes para estágio, capacitou 6.588 pessoas e outras 2.883 participaram de palestras sobre empreendedorismo, além dos mais de 15 mil estudantes que participaram de ações de aproximação entre a academia e empresas, como, o Indústria de Talentos, o Encontro Maranhense de Estágio e o Programa de Orientação Estudantil.
PRESENÇA - Participaram, ainda, da solenidade de inauguração do IEL em Imperatriz, os vice-presidentes da FIEMA, Francisco Sales e João Neto Franco, o diretor da FIEMA e presidente do Sindimir, Carlos Geisel, o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Imperatriz, Joanas Alves, o presidente do Sindicato da Indústria Metalúrgica e Metalmecânica de Imperatriz, Luiz dos Santos Lima, a coordenadora de Interação Universidade Indústria do IEL-MA, Michele Frota, o gestor do IEL em Imperatriz, Ubiratan da Silva, além dos gestores do SESI, SENAI e FIEMA local.
Do empresariado, marcaram presença o vice-presidente da FAEM, Euclides Vieira, o vice-presidente da Associação Comercial de Imperatriz, José Almir de Sousa, a gestora regional de Educação, Rosyjane Paula, o gerente do SEBRAE em Imperatriz, Danilo Lisboa, o presidente da Associação Comercial de Balsas, Roberto Portela, o presidente da gestora do SENAC de Imperatriz, Lavínia Amorim, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Imperatriz, Francisco da Silva Almeida.
Além de gestores públicos e políticos, como o secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, o secretário municipal da Indústria e Comércio de Açailândia, Gilson Menezes, o secretário municipal de Meio Ambiente de Estreito, Bruno Remolelc, o secretario municipal de Meio Ambiente de Imperatriz, Richard Sebba, o secretário de Infraestrutura de Imperatriz, Roberto Alencar, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, Sabino Siqueira da Costa, os vereadores Delfina Oliveira, Carlos Hermes, professor Adonilson e Aurélio Gomes e o deputado estadual, professor Marco Aurélio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário