quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Fomenta movimenta empreendedores e poder público da região tocantina

Segunda edição do evento buscou capacitar e aproximar o contato entre as empresas e o setor público

No dia da micro e pequena empresa, comemorado na segunda-feira, 5 de outubro, o Sebrae realizou mais uma edição do Fomenta 2015, o Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, integrando a programação do Dia D do Movimento Compre do Pequeno Negócio no Maranhão, reunindo cerca de 400 participantes, entre proprietários de pequenos negócios, agentes públicos das prefeituras municipais da região, estudantes e autoridades locais e regionais.

O prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira e o prefeito de Estreito, Cícero Neco Moraes também acompanharam parte da programação, do Fomenta, que recebeu caravanas de participantes dos municípios de Açailândia, Balsas, Grajaú, Campestre, Buritirana, Estreito, Senador La Rocque, dentre outros.

Madeira destacou a importância da ação, lembrando que nos atuais tempos de crise o Sebrae tem ajudado a apontar caminhos para que as micro e pequenas empresas continuem se fortalecendo. “Parabenizo o Sebrae pela ajuda que tem prestado aos pequenos negócios, com orientações para que esses pequenos tenham mais vantagens e continuem no mercado, dando oportunidades de geração de renda”, frisou o gestor de Imperatriz.

Durante todo o dia, foram realizadas oficinas e palestras voltadas para o conhecimento dos benefícios da Lei Geral das MPEs, especialmente nas contratações públicas, promovendo diálogos entre gestores públicos e empreendedores sobre sistemas e formas de contratação, com orientações de como montar propostas para participar de licitações, vender ao governo reduzindo riscos, adequação dos pequenos negócios rurais e encontro de negócio entre compradores e fornecedores do poder público municipal.
,
Para o participante Francisco Nascimento, de Açailândia, foi muito bom participar da programação do fomenta, pois obteve conhecimentos que o ajudarão em seu negócio. “Esse encontro nos ensinou as medidas necessárias para desempenharmos serviços de sucesso, especialmente aos interessados em buscar oportunidade nas compras públicas. Trabalho com plantação de hortaliças e fui orientado na palestra sobre agricultura familiar e até mesmo a forma correta de plantar, para que eu tenha sustentabilidade em meu negócio”, comemorou Nascimento.

Para o diretor técnico do Sebrae, José Morais, a realização do Gomenta em Imperatriz foi um momento histórico, em que o poder público e as pequenas empresas puderam conhecer os caminhos para terem oportunidades nas compras públicas. “Nessa ação do Fomenta, inserida na programação do Compre do Pequeno, estamos estimulando as compras públicas nos próprios municípios, capacitando-os para que sejam fortalecidos e fomentando a existência de novos postos de trabalho. Hoje as pequenas empresas são responsáveis por 52% dos empregos ofertados no Brasil”, ressaltou o diretor.

Morais também enfatizou a necessidade dos pequenos negócios buscarem maior participação nas compras públicas, estabelecendo-se neste nicho de mercado. “Apenas 20% destas empresas participam deste mercado e queremos mudar essa diferença. O Fomenta também mostrou ao setor público como aproximar a demanda da oferta”, esclareceu o diretor do Sebrae.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário