sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Alunos realizam exibição de experimentos científicos em Imperatriz


Projetos robóticos criados por estudantes do IFMA fazem parte do projeto “Ciência vai à praça”

Depois de percorrer alguns pontos de Imperatriz, é a vez do Imperial Shopping receber o projeto “Ciência vai à praça – Luz, ciência e vida”, promovido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Nesta sexta-feira (06), alunos dos cursos de Física, Ciências da Computação e Engenharia Elétrica vão se reunir, a partir das 15h, na praça de eventos principal do empreendimento, para apresentar experimentos criados por eles na instituição.

Em sua 4° edição na cidade, o “Ciência vai à praça” surgiu como uma oportunidade de levar para mais perto da comunidade conhecimento científico e tecnológico produzidos pelos cursos superiores do campus. Ao lado dos professores e técnicos, os estudantes devem exibir projetos robóticos com temas variados, como a bicicleta que gera energia através da propulsão humana e um robô capaz de reproduzir movimentos.

Para uma das integrantes do projeto, Cristiane Raquel, esse é um momento importante para os alunos, pois é com iniciativas como essa que é possível ganhar reconhecimento pelas pesquisas realizadas e ainda estimular o conhecimento em outras pessoas. “Nós aplicamos aquilo que a gente estuda em sala e, no projeto, mostramos para as pessoas como funciona. O interessante é que outros alunos podem se interessar, pesquisar mais e ali, pode nascer um grande cientista”, explica.

Para a professora do IFMA e uma das organizadoras da ação, Daniela Cortez, desmistificar a ciência diante da comunidade também é um dos principais objetivos da iniciativa. “Queremos desconstruir essa ideia de que a ciência é uma coisa que deve ficar presa às paredes da universidade. A ciência está onde a população está”, aponta.

A exibição dos trabalhos é aberta ao público e será realizada na entrada principal do shopping. A mostra segue até as 19h e na próxima segunda-feira (09), será realizada no instituto.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário