segunda-feira, 16 de novembro de 2015

III Simpósio Jurídico Acadêmico recebe candidato a cargo da OAB



  O auditório da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) ficou pequeno para receber acadêmicos, egressos, advogados e a comunidade em geral, que compareceram na noite desta quinta-feira (12), para prestigiar mais uma edição do III Simpósio Jurídico Acadêmico da Instituição.
O evento teve como um dos objetivos oportunizar aos participantes o conhecimento das propostas dos candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Imperatriz. Os dois candidatos assinaram um Termo de Compromisso com a faculdade, confirmando a presença, mas apenas uma Chapa compareceu e explanou ao público presente o plano de ação.
Esta ação da FEST é uma iniciativa a ser elogiada, é necessário que a sociedade, principalmente a comunidade acadêmica que no futuro estará vinculada a OAB, conheça a instituição. Estou extremamente feliz e agradecido pelo convite para participar desse Simpósio, lamento o não comparecimento do outro candidato, ele deve ter justificado. Todas as vezes que a Instituição precisar, me sentirei honrado em marcar presença”, agradeceu o candidato da Chapa Ordem e Mudança, o advogado, Carlos André Moraes Anchieta.
Na oportunidade, uma Comissão de Ética do Simpósio analisou todas as perguntas feitas pela platéia ao candidato. O acadêmico do primeiro período vespertino do Curso de Direto da FEST, Guilherme Santos Sales, avaliou positivamente o evento.
Avaliação bem positiva, o que foi colocado no Simpósio, servirá para meu dia a dia, o candidato esclareceu algumas dúvidas, que eu tinha sobre a carreira jurídica, e também em relação a OAB. Sempre que tiver evento como este, irei participar”, disse.
Já o acadêmico do 10º período, e estagiário do Emaj, Allysson Araujo, falou sobre a oportunidade de participar do evento e destacou a importância do Simpósio para o meio acadêmico.
Participar desse momento com o candidato a cargo  da OAB,  foi fundamental, pois nós que estamos quase saindo da faculdade já temos a oportunidade de estarmos nos familiarizando com esse meio, ouvimos aqui as propostas de campanha, o que o candidato pensa de melhorias para a classe”, afirmou.
A professora do Curso de Direito e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica Dom Affonso Felippe Gregory/Emaj, Marilene Santos, ressaltou que não é a primeira vez que a Instituição promove eventos desta natureza, e mais uma vez, o objetivo foi alcançado.
O objetivo do Simpósio novamente foi alcançado, que foi a apresentação de planos de ação de representatividades. Já tivemos aqui os candidatos a prefeito, e também da OAB. Hoje, o candidato explanou como é a rotina de uma das áreas de atuação do Direito, que é advocacia. É fundamental para o acadêmico conhecer quais são as dificuldades, e o convidado mostrou que a profissão é um trabalho que precisa ser feito com seriedade e compromisso”, ressaltou.
A professora destacou também, sobre a importância da FEST em promover eventos que contribuem na formação acadêmica e social dos estudantes.
A faculdade busca trazer novidades, temos uma grade curricular, mas alinhamos muito a teoria a pratica, estamos sempre buscando trazer novidades. No Simpósio, tivemos uma aula multidisciplinar. Foi abordado sobre ética, carreira jurídica, estrutura e o processo de representatividade do órgão de classe, OAB, sobre o mercado de trabalho, enfim, foram abordadas durante o Simpósio, várias áreas dentro da grade curricular do Direito”, enfatizou Marilene Santos.
A acadêmica do 3º período do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Thays Beatriz Oliveira, soube do evento promovido pela faculdade e fez questão de comparecer e prestigiar o Simpósio.
Eu gostei muito, foi à primeira vez que ouvir explanação de um candidato a cargo  da OAB, algo importante para a minha formação acadêmica. O candidato conseguiu abrir uma visão do mercado de trabalho, mostrando, a realidade, as dificuldades que o advogado tem ao ingressar no mercado de trabalho”, avaliou a jovem.
Edições anteriores
O Simpósio foi realizado por duas vezes pela FEST com os candidatos a presidência da OAB e também, com candidatos do Poder Executivo de Imperatriz nas últimas eleições.
Solidariedade
Todos os alimentos arrecadados com as inscrições no Simpósio serão doados a entidades filantrópicas de Imperatriz, pelos acadêmicos e professores integrantes do Núcleo de Prática Jurídica da FEST, o EMAJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário