segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Sebrae divulga resultados de atuação na regional de Imperatriz


Instituição atendeu quase três mil empreendedores em 12 municípios, em ações diversas de seus projetos e programas.

Com um saldo positivo em 2015, a regional do Sebrae em Imperatriz iniciou o ano de 2016 dando continuidade ao trabalho de orientação aos empreendedores da região tocantina.  No ano passado, a instituição capacitou quase 3.000 pessoas por meio de cursos, oficinas, workshops, palestras e seminários, vinculados aos seus projetos e programas executados em 12 municípios de sua área de abrangência.

Dentre as ações de destaque em 2015, o Sebrae realizou na região três seminários Empretec – dois deles em Imperatriz e um em Porto Franco, que capacitou 80 empresários; uma formação inédita aos taxistas da cidade por meio do Programa Taxista Empreendedor, com participação de 500 taxistas; Semana do Microempreendedor Individual; Oficina Sebrae de Empreendedorismo em Porto Franco, com 300 participantes; mobilizações diversas ligadas ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, realizado na Praça de Praça de Fátima, dentre outras. A instituição também participou como patrocinadora de eventos como Expoimp, Fecoimp e Feira da Beleza, com estandes e promoção de palestras gratuitas.

O gerente do Sebrae em Imperatriz, Danilo Lisboa Borges, afirma que a missão é continuar os trabalhos desenvolvidos pelos projetos, promovendo a capacitação de empreendedores e demais profissionais, visando ampliar seus potenciais, para que obtenham sucesso em seus negócios. Reforça ainda o atendimento individual que é feito aos empresários, na sede da unidade.

“Temos também uma linha de atendimento, que é o programa Negócio a Negócio que, de forma totalmente gratuita, disponibiliza Agentes de Orientação Empresarial (AOEs) para visitar os empreendimentos, levando orientação, fazendo diagnósticos, acompanhando a elaboração dos planos de ação e execução das melhorias. Em 2015 conseguimos atender a quase mil empreendimentos somente na cidade de Imperatriz”, frisa Danilo.

O gerente considera como positivo o resultado das capacitações promovidas no ano de 2015 pelo Sebrae na região tocantina, focando nas demandas e necessidades dos empreendedores de diversos setores da economia, com um saldo proveitoso de melhorias que vai gerar maior competitividade no mercado. 

Danilo pontuou ainda que, no ano em que o país foi surpreendido com as notícias de crise e recessão, que agora em 2016 virão mais fortemente, as pessoas tendem a empreender. Muitas querem utilizar o dinheiro da rescisão trabalhista para montar um negócio próprio e, assim, colocam em prática sua ideia. “Nesse ponto, é muito importante que o candidato a empreendedor procure o Sebrae, pois oferecemos diversas capacitações e soluções para que ele saiba como montar e gerir seu negócio, com planejamento e pautado no mercado”, aponta o gerente.

Além do atendimento individual, a regional do Sebrae em Imperatriz já retomou as atividades de seus projetos nos setores da Indústria da Construção Civil, Cadeia Produtiva do Leite, Serviços e Varejo.

Inovação
O microempreendedor individual, José Carlos Magalhães, foi um dos beneficiados com as capacitações promovidas pelo Sebrae, através de sua unidade regional em Imperatriz, durante o ano de 2015. Para ele o aprendizado o ajudou a visualizar novas opções de crescimento do seu empreendimento na região.

“Tenho um site que oferece prestação de serviços na área da saúde, bem como localiza telefones e endereços de profissionais da saúde no Maranhão. O Sebrae tem ajudado a ampliar meu negócio, orientando em todas as etapas o meu empreendimento. Recentemente, fiz a oficina inovadora de Análise de Mercado, que ajudou a tirar do papel uma outra ideia de negócio que tenho para ampliar o site de saúde e, assim, analisar a viabilidade a partir da análise do público alvo”, explicou.



Roseane Cardoso 
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Imperatriz –Ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário