domingo, 6 de março de 2016

Finalista do premio prefeito empreendedor, Estreito recebe visita técnica do Sebrae

COMUNICAÇÃO SEBRAE_


Clique para obter Opções
Clique para obter Opções


Referência na implementação e execução da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE), o município de Estreito concorre a IX edição do Prêmio Sebrae  Prefeito Empreendedor, na categoria Implementação e Institucionalização da Lei Geral. A cidade faz parte da área de atendimento da Regional do Sebrae de Imperatriz e concorre com o projeto “Estreito é referência nacional em Lei Geral.

O município localizado na Região Tocantina, recebeu no dia 19 de fevereiro, os avaliadores técnicos João Berto Ferreira e Bárbara Nicolau, que estiveram no local cumprindo a terceira fase do prêmio, que consiste na visita técnica para checar in loco, todas as informações descritas na inscrição do projeto enviado. 

O prêmio Prefeito Empreendedor, busca valorizar os gestores públicos que tem desenvolvido ações significativas em benefício dos pequenos negócios locais. 

Realizada a cada dois anos, Estreito é o atual campeão da premiação estadual com dois projetos vencedores nas categorias Lei Implementada e Novos Projetos na 8ª edição. Além disso, o município ocupa desde o final do ano de 2015, junto com a cidade de Santa Adélia (São Paulo), o primeiro lugar no ranking de implementação da legislação, obtendo nota máxima nos quatro requisitos de monitoramento entre os 5.570 municípios brasileiros e o 4º lugar em Compras governamentais a nível nacional.

Para o prefeito Cícero Neto em três anos de gestão, o município tem oferecido muitas soluções para os empreendedores, um avanço considerável que tem atraído novos investimentos, por meio de diversas ações com a Sala do Empreendedor. Ele afirma que as parcerias com o Sebrae tem contribuído para esse desenvolvimento e ajudado os empreendedores, gerando mais renda e empregos, em um comércio formado por micro e pequenas empresas.

“Fomos um dos últimos municípios a implantar a Lei Geral em 2012, três meses depois já estávamos com bons índices de desenvolvimento, já que nosso foco é emprego e geração de renda para o município. Com a pós-barragem, a população sofreu muitos impactos e por meio do Sala do Empreendedor e as outras parcerias firmadas com o Sebrae, vivemos um novo momento, onde tudo é planejado passo a passo por todos os eixos.  Temos compartilhado nossas experiências vitoriosas com outros municípios e estamos otimistas com o prêmio, que nos dá a oportunidade de vir o trabalho com selo de desenvolvimento e referência”, enfatizou o prefeito.

Sala do Empreendedor e parcerias com o Sebrae
Por meio da Sala do Empreendedor, o município tem realizado diversas ações, em um total de 58 itens que estão no monitoramento da Lei Geral. Dentre as inseridas no projeto que concorre ao prêmio, está a capacitação de empresários em compras públicas, permitindo o índice de 99,38% de compras governamentais feitas das micro e pequenas empresas do município; trabalhos de incentivo a agricultura familiar; serviços de desburocratização; implantação do sistema Redesim; criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e linhas de crédito aos pequenos empresários.

“Capacitações no setor da beleza, destinadas as proprietárias de salão, turismo por meio de uma praia permanente, em que foram capacitados os proprietários de barracas sobre manipulação de alimentos, além de cursos como a Oficina de Empreendedorismo que promoveu 1.941 atendimentos e o seminário Empretec realizado em 2014, foram algumas das algumas que através dessa parceria com a Sala do Empreendedor, o Sebrae tem capacitado muitos profissionais de Estreito, que estão fortalecendo o mercado local”, pontua a gerente em exercício do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins.

“Moro em Estreito há oito anos e quando cheguei não via perspectivas de negócio, fazendo o Empretec em 2014, descobri novas possibilidades. Ao concluir a capacitação, abri meu negócio na área de estética e tenho tido bons resultados, ofereço serviços de pilates, fisioterapia, estética corporal e atendo pessoas de outras cidades”, comenta a empreendedora Débora Borges Lopes, participante de uma das capacitações ofertada.

Além dessas ações, estão em construção um Distrito Empresarial, um Frigorífico, um Centro de beneficiamento do pescado que terá capacidade de 60 toneladas para trabalhar o pescado, em que serão contratados 150 funcionários, gerando mais empregos. Construção da Faculdade Municipal com recursos da prefeitura, já em fase de cobertura, que iniciará com os cursos de Direito, Administração e Pedagogia.

A comissão percorreu alguns dos locais inseridos no projeto e acredita que são fatores decisivos no desenvolvimento do local “Nessa categoria, é premiado o município que tem alcançado os melhores resultados em favor dos pequenos negócios. Vemos que Estreito está de fato executando na prática esse incentivo aos empreendimentos locais, desenvolvendo o município através dos resultados transformadores que a cidade tem dando como resposta”, pontuou o avaliador João Berto.  

As próximas etapas do prêmio consistem no julgamento dos projetos selecionados e visitados e por último a premiação, que será realizada no dia 31 de março, em São Luís.

Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Imperatriz –Ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário