sexta-feira, 13 de maio de 2016

Sebrae Nacional premia prefeitos empreendedores


Sete prefeitos maranhenses concorriam na etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com mais de 140 prefeitos de todo o país.

Brasília – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae realizou, na noite da última terça-feira, a solenidade de entrega da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que reconhece projetos que tem o empreendedorismo e inovação no foco de atuação das políticas públicas municipais. “O que vocês verão aqui é o resultado do Brasil real, aquele que acontece dentro dos municípios, onde a vida acontece, onde empregos são gerados”, avisou o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos.

Sete prefeitos maranhenses – Edvaldo Holanda Jr (São Luís), Jairo Madeira (João Lisboa), Erik Costa (Barra do Corda), Juran Carvalho (Presidente Dutra),  Iracema Vale, Juscelino Oliveira (Açailândia) e Cícero Neco Morais (Estreito) – concorriam à premiação, que este ano tinha oito categorias: categoria Implementação e Institucionalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Desburocratização e Formalização, Inovação e Sustentabilidade, Compras Governamentais, Municípios Integrantes do G-100, Inclusão produtiva com segurança sanitária, Pequenos negócios no campo e Melhor Projeto - esta última concedida a um gestor de cada região brasileira.

O prefeito de Estreito, Cícero Moraes, concorria ao segundo prêmio nacional na categoria “Implementação e Institucionalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa” com o projeto que destacou os critérios estabelecidos pela administração pública de Estreito ao criar condições propícias para o surgimento e fortalecimento dos pequenos negócios no município. O prêmio, entretanto, foi concedido ao Prefeito de Nova Ipixuna (PA), Sebastião Damasceno Santos.

Os gestores maranhenses foram acompanhados no evento pelos dirigentes do Sebrae estadual – João Martins (diretor superintendente) e José Morais (diretor técnico), e gerentes da instituição.

 “Estávamos otimistas que sairíamos daqui levando outros troféus nacionais para o Maranhão. Infelizmente, não tivemos vencedores nacionais, mas acreditamos que o reconhecimento estadual já demonstra o quanto esses projetos tem sido positivos e contribuído para os pequenos negócios maranhenses. Espero que na próxima edição tenhamos novos bons projetos como os que tivemos nessa edição, e que saiamos com novo reconhecimento nacional”, avaliou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.


Martins lembrou que o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um reconhecimento a um esforço, uma boa prática que tenha se traduzido em efetivos e positivos resultados para os pequenos negócios rurais ou urbanos em um determinado município.  A edição deste ano superou as expectativas: as unidades do Sebrae nos estados receberam mais de 1,8 mil inscrições. Desse total, saíram 148 vencedores estaduais que concorreram à premiação nacional. 

No Maranhão, foram mais de 50 projetos inscritos e 13 finalistas de onde saíram os sete vencedores estaduais. “Importante ressaltar que não avaliamos gestões municipais. O PSPE avalia projetos que apresentam programas e ações voltadas para o estímulo ao empreendedorismo local, seja por meio da desburocratização, acesso às compras governamentais, ou por ações de incentivo à inovação, à sustentabilidade e tantas outras práticas positivas que garantam um ambiente propício ao desenvolvimento da cidade”, explicou o superintendente.

Para realizar a premiação, o Sebrae conta com o apoio da Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto Rui Barbosa (IRB), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Box

Confira os vencedores da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Melhor Projeto - Região Norte:
Maria Teresa Surita - Prefeita de Boa Vista (RR)
Projeto: Eu Amo Boa Vista – Cidade Empreendedora

Melhor Projeto - Região Nordeste:
Roberto Cláudio Bezerra - Prefeito de Fortaleza (CE)
Projeto: Programa de Empreendedorismo Sustentável

Melhor Projeto - Região Centro-Oeste:
Roberto Hashioka Soler - Prefeito de Nova Andradina (MS)
Projeto: Prodinan – Programa de Desenvolvimento e Apoio à Industrialização do Município de Nova Andradina


Melhor Projeto - Região Sudeste:
João do Carmo Dias - Prefeito de Brejetuba (ES)
Projeto: Cafeicultura Sustentável de Brejetuba

Melhor Projeto - Região Sul
Nestor Tissot - Prefeito de Gramado (RS)
Projeto: A Pequena Empresa & O Melhor Destino Turístico do Brasil – Uma parceria de Sucesso!


Destaque Temático - Implementação e Institucionalização da Lei Geral
Sebastião Damascena Santos - Prefeito de Nova Ipixuna (PA)
Projeto: Alavanca do Desenvolvimento


Destaque Temático -  Compras Governamentais de Pequenos Negócios
Laércio Schuster Júnior - Prefeito de Timbó (SC)
Projeto: Timbó Empreendedor – Uso do Poder de Compras Governamentais como Vetor de Desenvolvimento Local


Destaque Temático – Desburocratização e Formalização
Sirlene Pereira Ferreira Svartz - Prefeita de Laranjeiras do Sul (PR)
Projeto: Laranjeiras do Sul – Terra de Oportunidades


Destaque Temático - Pequenos Negócios no Campo
Mário Sérgio Lubiana - Prefeito de Nova Venécia (ES)
Projeto: Nova Venécia Campo Vivo


Destaque Temático - Inovação e Sustentabilidade
Jeferson Andrade Batista - Prefeito de Madre de Deus (BA)
Projeto: Madre Total


Destaque Temático - Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária
Richardson Xavier Cunha - Prefeito de Sítio Novo (RN)
Projeto: Empreendendo com Vigilância


Destaque Temático - Municípios Integrantes do G100
Alexandre Raimundo de Vasconcelos Wanghon- Prefeito de Santarém (PA)
Projeto: O GGI transformando a realidade empreendedora em Santarém rumo à saída do G100

Nenhum comentário:

Postar um comentário